FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ciclo de debates Nova Literatura Brasileira, a escritora Noemi Jaffe discute e lança o livro “O que os cegos estão sonhando?”


Integrando o ciclo de debates Nova Literatura Brasileira, a escritora Noemi Jaffe discute e lança o livro “O que os cegos estão sonhando?”, obra baseada nas experiências relatadas em um diário  por sua mãe, Lili Jaffe , sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz. O evento gratuito acontece no dia 26 de novembro, terça-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes.

Em abril de 1945, cerca de um ano após ser presa pelos nazistas e enviada como prisioneira para Auschwitz, Lili Jaffe (cujo nome de solteira era Lili Stern) foi salva pela Cruz Vermelha e levada à Suécia. Lá, ela anotou num diário os principais acontecimentos por que havia passado: a captura pelos alemães, o cotidiano no campo, as transferências para outros locais de trabalho, mas também a experiência da libertação, a saudade dos pais e a redescoberta da feminilidade.
Esse diário — hoje depositado no Museu do Holocausto em Jerusalém e que, traduzido diretamente do sérvio, tem aqui sua primeira publicação mundial — foi o ponto de partida para este livro absolutamente incomum, escrito e organizado por Noemi Jaffe. Em O que os cegos estão sonhando?, três gerações de mulheres da mesma família se debruçam sobre o horror de Auschwitz, no impulso — tão imprescindível quanto vão — de, como observa Jeanne Marie Gagnebin, tecer um agasalho “contra a brutalidade do real”.



26 de novembro de 2013
terça-feira às 19h30
Local: Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada franca
Classificação etária: livre
Informações: (31) 3236-7400
Duração1h30