FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas

APRESENTAÇÃO

O Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas encontra-se em sua quarta edição, tendo iniciado suas atividades na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, no ano de 2007, ao reunir pesquisadores, técnicos, gestores e estudantes nacionais e estrangeiros, ocorrendo com uma periodicidade bianual. O Workshop abrirá inscrições para apresentação de trabalhos científicos da área, publicando os mesmos em formato de anais digitais e selecionando os melhores artigos para serem publicados também em um livro impresso.

A realização deste evento revela-se de suma importância para o aprofundamento e para a discussão dos temas relacionados ao planejamento, manejo, preservação, conservação e desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas, principalmente quando se consideram as alterações climáticas globais e os impactos provocados pelo uso e ocupação das terras.

As bacias hidrográficas são células naturais primordiais para o pleno funcionamento dos sistemas ambientais e que, atualmente, em razão ao uso irracional dos recursos naturais, encontram-se em estágio de vulnerabilidade elevado, principalmente quando se consideram as áreas ocupadas pela malha urbana e pelo agronegócio. A falta de saneamento básico, as práticas agrícolas inapropriadas, a geração de energia e atividades industriais inadequadas são algumas ações que influenciam negativamente sobre a dinâmica natural de uma bacia.

Por outro lado, há boas práticas institucionais, coletivas ou individuais, em áreas urbanas e rurais, que tem propiciado o disciplinamento de uso e ocupação das terras, a proteção da água, a participação social na tomada de decisões, a aplicação de instrumentos de gestão, a formação e capacitação de profissionais para atuarem no planejamento e nos sistemas de gestão das bacias hidrográficas.

Nesse contexto, o IV Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas, assim como nas edições anteriores, pretende criar um espaço de troca de experiências entre os pesquisadores e gestores que atuam na área de planejamento e gestão de bacias hidrográficas, contribuindo para o avanço dos estudos na área e o aprimoramento de métodos e técnicas de pesquisa e de gestão.

Vale ressaltar que a temática que o evento aborda vem sendo bastante desenvolvida em institutos de pesquisa, universidades e na gestão pública, tendo em vista a bacia hidrográfica é utilizada como unidade básica para o planejamento territorial e da água, pois mostra-se como um sistema natural bem delimitado onde é possível observar a integração de todos os recursos naturais.

Finalmente, o lançamento do evento aqui proposto pretende propiciar a divulgação de conhecimentos e ampliar a interlocução entre pesquisadores e gestores do país e do exterior sobre o funcionamento e a dinâmica de bacias hidrográficas, servindo como referência básica para os estudantes de pós-graduação, graduação, os técnicos e os gestores de instituições públicas e privadas.

PÚBLICO ALVO

Pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores de Comitês de Bacias Hidrográficas, entidades públicas e privadas em âmbito nacional e internacional.

LOCAL E DATAS

4 a 8 de novembro de 2013
Local: Universidade Estadual Paulista – UNESP
Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia
Presidente Prudente, São Paulo - Brasil