FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 27 de outubro de 2013

Curso “Nova metodologia de aversão a risco (CVaR)

Metodologia CVaR

O Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional (CIER – Bracier) promove em 28 de outubro o curso “Nova metodologia de aversão a risco (CVaR) nos modelos de formação do PLD”. A capacitação, que é voltada a todos que atuam no setor elétrico, será realizada no Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas por meio do site da instituição.

O treinamento abordará temas como os conceitos básicos de otimização estocástica, os modelos computacionais Newave e Decomp e as consequências da adoção da metodologia Conditional Value-at-Risk (CVaR) na formação dos preços.

Durante o curso, será feito o detalhamento do processo de planejamento da operação energética, que envolve a definição de objetivos e a divisão de problemas em etapas de médio prazo, curto prazo e operação diária.
Para obter mais informações, consulte o site da Bracier ou entre em contato por telefone (21) 2514-5890 ou e-mail (secretaria@bracier.org.br).

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) é integrante do Comitê Brasileiro da CIER – Bracier, entidade não governamental e sem fins lucrativos, que congrega atualmente 41 empresas/entidades do setor elétrico nacional.

Metodologia CVaR
Desde o início de setembro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE tem calculado o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD usando a nova metodologia Conditional Value-at-Risk (CVaR), que internaliza nos modelos computacionais de cálculo a aversão a risco considerados pelo Operador Nacional do Sistema – ONS na programação do despacho de termelétricas.