FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 27 de outubro de 2013

Artigos: Produtos petroquímicos e Petroquímica

industry depot // Lagerung von Industrie Material
Petroquímica a atividade industrial onde se produz, através da transformação, objetos derivados do petróleo. Separam-se, na maior parte dos casos, os elementos do petróleo através do processo da destilação. Um dos principais produtos são os feitos de plástico. A química é a base e origem da atividade petroquímica, aliada a tecnologias industriais. O espaço ou local onde acontece a transformação e o refinamento do petróleo é a chamada refinaria. É lá que são gerados os produtos petroquímicos como os combustíveis GLP, gasolina, querosene e diesel. O gás natural é também utilizado nas refinarias, além do petróleo, nos processos de decomposição, quebra ou transformação dos hidrocarbonetos

Os produtos petroquímicos

Os principais produtos petroquímicos são os combustíveis GLP, gasolina, querosene e diesel e os de plástico. O gás natural e o petróleo fornecem a base para a transformação de seus componentes em matéria-prima para a fabricação de inúmeros objetos de utilidade diversa. A origem petroquímica, portanto, está presente em vários produtos, como em embalagens, calçados, alimentos, tecidos, pneus, brinquedos, materiais de limpeza, eletro-eletrônicos, tintas e outros. Os produtos plásticos são utilizados em diversos outros segmentos industriais (toalhas, sacolas, vasos, cortinas, bijuterias, roupas, sapatos), pois são maleáveis e transformáveis, através do emprego de calor e pressão. Observa-se então que um produto petroquímico como o plástico pode servir de matéria prima a outros produtos.

Considerações finais

A utilidade da indústria petroquímica para as sociedades é inquestionável atualmente. Mesmo que a fonte de suas atividades venha de uma matéria-prima não renovável, o petróleo, ela possui elos fundamentais com outros segmentos industriais, causando assim uma relação de inter dependência produtiva que terá que ser repensada na medida em que o petróleo for se esgotando sobre a face do planeta terra. Várias indústrias se utilizam de combustíveis que foram produzidos em indústrias petroquímicas e que, por sua vez, utilizam-se de matérias primas e combustíveis base como o Nafta.