FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 29 de setembro de 2013

Mostra Cinema em Transe

Cabra marcado para morrer

Em outubro, a programação do projeto “Cinema em Transe” exibe quatro documentários que refletem sobre o próprio fazer cinematográfico, tendo como pano de fundo as questões inerentes à realidade brasileira. As sessões são realizadas às terças-feiras, sempre às 20h, no Cine Sesc Palladium, com entrada gratuita, retirada de senha 1h antes da exibição e espaço sujeito a lotação. Excepcionalmente, neste mês não haverá sessão em 15/10

Programação:
1º/10
Tudo é Brasil de Rogério Sganzerla (RJ, 1998) 82 min I Classificação: livre
Tudo é Brasil traz cenas inéditas e imagens dos bastidores do filme americano It's All True, dirigido e rodado no Brasil por Orson Welles na década de 40. Com depoimentos do próprio Welles e de tantos outros colaboradores brasileiros e americanos, o longa-metragem traz a tona a história secreta do filme It's All True, e revela o encanto do cineasta ao conhecer a cultura e a criatividade do povo brasileiro.

08/10
Rocha que voa de Eryk Rocha (RJ, 2002) 94 min I Classificação: livre
Filho de Glauber Rocha, o polêmico cineasta de tantas obras-primas, Eryk Rocha realiza este documentário, um ensaio sobre o papel dos intelectuais na América Latina baseado nos anos em que seu pai ficou exilado em Cuba, de 1971 a 1972. O filme ambiciona recuperar a ligação entre os principais movimentos cinematográficos latino-americanos dos anos 60/70, o Cinema Novo, no Brasil, e o Cine Revolucionário, de Cuba. Por meio de depoimentos de cineastas e do povo cubano entrevistado em Havana, revivemos o impacto provocado pelo cineasta e seus filmes.

22/10
Cabra marcado para morrer de Eduardo Coutinho (RJ, 1964-1984) I 119 min I
Classificação: 12 anos
No início da década de 1960, um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, dispersados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar. Para essa produção foram utilizados áudios, depoimentos, poemas, desenhos e trechos de filmes de Glauber.

29/10
Santiago de João Moreira Salles (RJ, 2006) 79 min I Classificação: livre
Em 1992 o diretor João Moreira Salles planejou o documentário Santiago, baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005 o diretor voltou a trabalhar com as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado. Ao refletir sobre o tempo que separa a filmagem de 1992 e a edição de 2005/2006, o narrador, aos poucos, se aproxima do segredo do filme. Santiago é esse lento processo de desvelamento (da identidade, da memória e da própria natureza do documentário).


1º, 8, 15, 22 e 29 de outubro de 2013
terças-feiras, às 20h, exceto dia 15/10
Local: Cine Sesc Palladium
Av. Augusto de Lima, 420, Centro
Entrada gratuita. Retirada de senha 1h antes. Espaço sujeito à lotação.
Informações: (31) 3270-8100