FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

7º Festival de Arte Negra



Para se inscrever, os proponentes devem preencher, imprimir e assinar a ficha de inscrição disponível no sitewww.fanbh.com.br. Em seguida, é necessário entregar a ficha e todos os documentos solicitados pelo regulamento, salvos em mídia digital (CD ou DVD), na sede da FMC (Rua Sapucaí, 571, 4º andar) das 10h às 18h. O regulamento completo da seleção está disponível no mesmo site. Podem se inscrever artistas de diversas áreas (músicos, circenses, atores, dançarinos, performers, artistas visuais, poetas, DJs, entre outros), cujos trabalhos se enquadrem nas categorias estabelecidas no regulamento. Serão selecionados entre 24 e 30 propostas e os recursos destinados variam entre R$ 600,00 e R$ 4.000,00.
As propostas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção, constituída pelo curador do festival e seus coordenadores de áreas, bem como pelo corpo técnico da FMC que atua no 7º FAN. Os critérios de seleção variam entre adequação da proposta; articulação conceitual; diálogo com outras linguagens artísticas e a qualidade artística.
A 7ª Mostra Movimentos Urbanos acontece de 17 a 27 de outubro de 2013, nos Centros Culturais e demais equipamentos da FMC e no circuito FAN (CentroEquatro, Funarte MG e IPHAN MG).
O 7º Festival de Arte Negra – FAN
O 7º FAN acontece de 22 a 27 de outubro com o tema “Um Lugar no Mundo: Afroamérica”. Durante essa semana, o Festival ocupa diversos espaços, trazendo uma programação diversificada composta por atrações locais, nacionais e internacionais. Com curadoria de Maurício Tizumba, o FAN 2013 terá exposições, apresentações musicais e cortejos, exibições de cinema e vídeo, espetáculos cênicos, literatura, moda e oficinas de artes.
O Festival de Arte Negra foi criado em Belo Horizonte, em 1995, integrando as celebrações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares. A segunda edição, em 2003, conferiu-lhe caráter permanente, com periodicidade bienal. Da mesma forma, reforçou sua contribuição enquanto difusor da arte negra e sua importância para a compreensão da origem e da inserção das diversas vertentes da cultura de matriz africana. O FAN é o maior evento nacional dedicado à arte e à cultura negra fora do continente africano.