FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ciclo Memória Reverenciada "Salvador de Mendonça"


ABL homenageia, em seu ciclo “A memória reverenciada”, o centenário de nascimento do Acadêmico Salvador de Mendonça

Academia Brasileira de Letras encerra seu ciclo “A memória reverenciada” com palestra do Professor José Arthur Rios, denominada Salvador de Mendonça – artífice do pan-americanismo(homenagem ao centenário de nascimento do Acadêmico Salvador de Mendonça, fundador da Cadeira Número 20). A coordenação do ciclo é do Acadêmico Alberto Venancio Filho, e a conferência está programada para o dia 30 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Saiba mais
José Arthur Rios nasceu no Rio de Janeiro a 24 de maio de 1921. Fez o curso secundário em Niterói e concluiu, na mesma cidade, o curso de ciências jurídicas na Faculdade de Direito, em 1943, aos 22 anos. Empenhado em especializar-se nos estudos sociológicos, cursou Ciências Sociais na antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde estudou com renomados sociólogos franceses (JacquesLambert, Maurice Byé e René Poirier). Interessado em seguir carreira universitária, matriculou-se na Universidade Estadual de Lousiana, Estados Unidos, onde obteve o título de “Master of Arts”.
Em sua carreira universitária, pertenceu ao corpo docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, tendo ali chefiado o Departamento de Sociologia e Ciência Política. Ensinou também em outras universidades brasileiras e estrangeiras (Universidade Estadual da Flórida e Universidade da Califórnia, as duas dos Estados Unidos). Aposentado da universidade, tornou-se um dos mais destacados colaboradores do Conselho Técnico Nacional do Comércio e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em cujas publicações colabora regularmente. Teve atuação destacada na edição brasileira do Dicionário de Ciências Sociais da Unesco, a cargo da Fundação Getúlio Vargas. Sua bibliografia apresenta, entre outros trabalhos, os seguintes livros:A educação dos grupos; Problemas humanos das favelas cariocas; Recomendações sobre a reforma agrária; O artesanato cearense; Estudo de problemas brasileiros; A reforma agrária. Problemas. Bases. Soluções; e Sociologia da corrupção (coautoria).