FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 29 de junho de 2013

Bauernfest 2013




Este ano a Bauernfest traz novidades que vão encantar Petrópolis e os visitantes de todo o país. A maior festa da cidade e a segunda maior do Brasil nesta categoria está ainda mais bonita e alegre. Serão dez dias de muita cultura, com artistas locais e de todos os estados, bandas típicas, grupos de danças folclóricas, teatro, atrações infantis, apresentações de corais, de orquestras sinfônicas e bailão todos os dias, além dos concursos Chopp a Metro e Chapéu Mais Enfeitado e do desfile tradicional pela cidade, que neste ano ganha carros temáticos. 

A corte da Bauernfest agora está completa, com a eleição, pela primeira vez, de um rei, para comandar a alegria ao lado da rainha e suas princesas. Eles estarão presentes nas principais atrações, em todos os dias de seus reinados, que contará com espaços de artesanato e de gastronomia, onde podem ser degustadas a boa cozinha alemã e cervejas de diferentes tipos. 

Haverá também atrações como o Festival de Cinema Alemão e a exposição Bauernfest, no Centro de Cultura Raul de Leoni; o Torneio Bauerntennis, no Petropolitano F.C., os workshops de gastronomia, harmonização de cervejas especiais e turismo, oferecidos pelo SENAC em sua unidade de Petrópolis, e uma aventura no mundo da cerveja, com a visitação à Cervejaria Bohemia, a primeira fábrica do produto no Brasil. 

AS ATRAÇÕES

A Saga dos Colonos Germânicos – caminhada
Caminhada leve, com duração de três horas, por parte do trajeto percorrido pelos imigrantes germânicos para chegar a Petrópolis. Classificação: 10 anos (menores acompanhados de responsáveis). Inscrições: gratuitas. Encontro: Praça dos Ferroviários – Alto da Serra
Mais informações pelo site: www.condutoresdaserradosorgaos.com.br ou pelo telefone (24) 9252-0321(Amauri) 
As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes.
Caracterizadas como bonecas, elas encantam o público com um trabalho lúdico e estilo único de se aproximar das crianças. A dupla nasceu em 1999, do Projeto Amigos da Escola, e seu sucesso levou As Bisbilhotecárias a atuar em projetos sociais do município e nos grandes eventos da cidade.

Banda Original
Há mais de 25 anos que a Banda Original, do Paraná, participa de inúmeras festas no país e até fora dele, com apresentações feitas na Bolívia e no Paraguai. Na Oktoberfest, em Blumenau, já completou 17 participações. Traz no currículo, ainda, eventos como A 24ª Sommerfest, em Domingos Martins (ES), festas da Cevada e vários Kerbfest em diferentes cidades.  Tem 16 integrantes e lançou um DVD comemorativo pelos seus 25 anos, em 2012,com participação de uma das maiores bandas alemãs da atualidade no mundo, a Schürzenjäger, da Áustria.

Banda Euterpe Friburguense
Mais antiga banda em atividade ininterrupta no Brasil, a Euterpe, de nova Friburgo, conta com 55 músicos, sob a presidência de Francisco de Assis e regência do maestro Nelson José da Silva Neto.

Banda Musical Germânica – Blumenau (SC)
Com 34 anos de história e vários discos gravados, a banda composta por 10 músicos destaca-se como uma das mais tradicionais no estilo alemão; apresenta-se em eventos variados, sobretudo na Oktoberfest de Blumenau, na de Rolândia e na München Fest, em Ponta Grossa, no Paraná.    

Bauernband
Fundada em 2003 por músicos petropolitanos, desde então participa da Bauernfest. Seu diferencial é a grande animação através do ritmo agitado e brincadeiras com o público. Seu repertório é vasto, composto de valsas, polcas tradicionais alemãs.


Bauerntheater
Espetáculo teatral itinerante que conta a história da chegada dos primeiros colonizadores alemães à cidade de Petrópolis. Percorrendo todo o espaço da festa, incluindo os desfiles, o grupo reproduz momentos e imagens importantes na história da colônia.Texto, roteiro e direção de Sylvio Costa Filho; figurinos e maquiagem de Pita Cavalcanti; músicas de Aldo Medeiros, Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti.

Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto
Formado pelos músicos André Mendes (pianista e compositor), Coquinho Batera (baterista), Eduardo Pinheiro(saxofonista) e Felipe Depoli (baixista, compositor e arranjador), executará obras clássicas de compositores alemães como Bach, Wagner, Brahms, Mozart e Kurt Weill, dentre outros. Interpretações com abordagem jazzística e popular, através de arranjos com abertura para improvisações e exploração de ritmos como salsa, baião, bossa nova, swing e valsa. 

Concurso de poesias
Realizado há mais de 25 anos, foi idealizado pelo escritor e poeta Arnaldo Rippel, descendente de colonos alemães. Recebe inscrições de vários estados do Brasil e até de outros países, para quatro categorias: Infantil, Juvenil, Adultos e Adultos de outras cidades. É feito em parceria pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e da Secretaria de Educação, com a Academia Petropolitana de Poesia e Clube de Poesia. O tema deste ano é “Desbravador”. 

Concurso do Chopp a Metro
Tem inscrição livre para maiores de 18 anos não alcoolizados e oferece a bebida em tulipas de um metro de comprimento à roda de participantes, premiando o bebedor mais rápido. A inscrição é feita no local, a partir das 18h (até 15 minutos antes do início).

Coral Dó Ré Mi 
Sob a regência do maestro Leonardo Randolfo, é formado por alunos da Escola S. Judas Tadeu. Criado em 2002, foi reeditado em 2012 como modelo do Programa Canta Petrópolis, que visa a implantar um coral em cada escola do município, beneficiando milhares de crianças e jovens.
Coral e Orquestra da UCP – regência: maestro Antonio Gastão
O coral, criado em 1976, atuou diversas vezes ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira na série Projeto Aquarius. A orquestra é formada por alunos bolsistas da Universidade Católica de Petrópolis e voluntários amantes da música, com repertório extenso e variado. Iniciou em 2008 o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.

Coral Municipal de Petrópolis – regência: maestro Paulo Afonso Filho
Fundado em 1976 pelo maestro Ernani Aguiar, tornou-se um dos ícones culturais de Petrópolis. Apresenta-se em todo o Brasil e no exterior, executando importantes obras. É composto por 32 cantores e participa regularmente da programação oficial da cidade.

Cozinha Cantada com Marília Morelli
Show com banda e dançarinos, com apresentação e degustação de receitas da culinária alemã.

O Pastor dos Alpes & Duo
Show com Pedro Dahmer, o alemão da Volksmusik. Usando roupa típica de montanhês para representar um pastor dos Alpes, ele apresenta canções de regiões remotas da Alemanha, além de músicas românticas, procurando utilizar o dialeto originado da região de Hunsrück, falado no sul do Brasil. 

Os Pequenos Mozart 
Grupo de violinistas composto por crianças de 3 a 14 anos de idade vestidas com roupa de época do século XVIII, sob direção artística de Suray Soren. 

Show musical com bonecos
Interação com músicas típicas alemãs – com a Companhia Bonecos Divertidos. 
Espetáculo de teatro com bonecos de vários tamanhos, manipulados pelos atores Eline Oliveira e o diretor da companhia, Jorge Abreu.
Tradicional Desfile Folclórico
Cortejo de veículos ornamentados com flores, incluindo carros temáticos e automóveis antigos, com muita música, dança e alegria. Nele, descendentes dos colonos alemães, em trajes típicos, convidam todos para irem à festa e comemorar, com eles, a feliz decisão de seus antepassados de permanecer em um país onde seus filhos e netos fazem parte da sociedade em condição de total integração. Com coreografia de Rosa Müller e cenografia (carros temáticos) de Mário Borriello.
Trajeto: Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira, Rua Alfredo Pachá.

XXIII Torneio Bauerntennis 
Considerado o mais charmoso torneio do calendário tenístico da cidade e também o mais antigo, o Bauerntennis é uma homenagem do Petropolitano F.C. e seus tenistas aos primeiros colonizadores alemães. Foi criado há 23 anos por um de seus descendentes, o médico e tenista Arnaldo Rippel.
Endereço: Rua Roberto Silveira, 82, Centro. Tel: (24) 2242-4949.


Na programação você encontrará os detalhes das seguintes atrações:

Apresentação dos Grupos de Dança Folclóricas Alemãs
Festival de Cinema Alemão
Exposição Bauernfest
Workshops de Gastronomia, Harmonização de cervejas especiais e Turismo, do SENAC
Conheça o Mundo da Cerveja – Um tour pela Cervejaria Bohemia



PROGRAMAÇÃO 2013

28/06 – Sexta-feira

Palácio de Cristal 

19h – Abertura oficial
Solenidade com o prefeito Rubens Bomtempo, a secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, o vice-prefeito, Luiz Fernando Vaz, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Juvenil dos Santos, e a presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz Lyrio, além do Rei da Bauernfest, Pedro Müller de Vasconcellos, da Rainha Luciana Munstein Magrani e das Princesas Taissa Kreischer Barros e Elaine de Souza Alto.
Banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada 
Coral Municipal de Petrópolis sob a regência do maestro Paulo Afonso Filho

21h – Bailão: Banda Original
Casal germânico em pernas de pau – A Dupla do Rio irá recepcionar os visitantes. 

Palco Koblenz 

Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

20h – Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis
20h45m – Blumenberg Volkstanz
21h30m – Rheinland-Pfalz Danças Folclóricas 
22h15m – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis 
23h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
23h45m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz (RS)


29/06 – Sábado

Obelisco

9h – Solenidade – Homenagem às famílias de colonos alemães, representadas por Irma Maria Schimidt e Egydio Troyack. Orador do Clube 29 de Junho: Valério Ricardo Gomes.
Banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada 

Petropolitano F.C.

9h – XXIII Torneio Bauerntennis 

Praça Princesa Isabel 

10h – Solenidade – Homenagem ao Major Júlio Frederico Koeler. Orador do Clube 29 de Junho: Marcos André da Silva Havdrick.

Jardins do Palácio de Cristal 

Das 13h às 17h – As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes

Palácio de Cristal

10h – Brassagem de cerveja – 20 litros – Degustação de cerveja artesanal 
11h30m – Culto Ecumênico – Com o Pastor da Igreja Evangélica Luterana, Elton Pothin, e o Bispo Dom Gregório Paixão.
Coral Dó Ré Mi – Maestro Leonardo Randolfo
14h – Banda Euterpe Friburguense
15h – Bauerntheater
16h30m – Os Pequenos Mozart 
18h – Cozinha cantada Com Marília Morelli 
19h30m – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC). 
20h – Concursos do Chopp a Metro e do Chapéu Mais Enfeitado 

Palco Koblenz 

Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

13h15m – Blumenberg Volkstanz  (Infantil)
14h – Kaiserstadt Kulturkreis (Juvenil) 
14h45m – Mosel Volkstänze de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
15h30m – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
16h15m – Trier Volkstanzgruppe (Infantil)
17h – Petrópolis Danças Folclóricas (Aspirante)
17h45m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Master)
18h30m – Koblenz Volkstanzgruppe 
19h15m – Kaiserstadt Kulturkreis
20h – Mosel Volkstanze de Petrópolis
20h45m – Grupo Tanzfreund (SP)
21h30m – Grupo Centro Cultural Alemão Gustav Bach (SC)
22h15m – Petrópolis Danças Folclóricas
23h – Blumenberg Volkstanz 
23h45m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz (RS)

30/06 – Domingo
Alto da Serra 
8h – A saga dos Colonos Germânicos – caminhada 
Petropolitano F.C. 
9h – XXIII Torneio Bauerntennis 

Centro Histórico
10h30m – Tradicional Desfile Folclórico 
Trajeto: Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira, Rua Alfredo Pachá.

Jardins do Palácio de Cristal 
13h às 17h – As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes.

Palácio de Cristal

13h30m – Banda Euterpe Friburguense
14h30m –Bibilhotecárias – Hora do conto: Irmãos Grimm
16h – Coral Dó Ré Mi – Regência: maestro Leonardo Randolfo 
17h30m – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
19h – Concursos do Chopp a Metro e do Chapéu Mais Enfeitado
20h30m – Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto

Palco Koblenz
Apresentação de grupos de danças folclóricas alemãs
14h – Mosel Volkstanze de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
14h45m – Petrópolis Danças Folclóricas (Aspirantes)
15h30m – Grupo Centro Cultural Alemão Gustav Bach (SC)
16h15m – Koblenz Volkstanzgruppe 
17h – Mosel Volkstanze de Petrópolis 
17h45m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Infantil)
18h30m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Adulto e Juvenil)
19h15m – Trier Volkstanzgruppe (Infantil e Adulto)
20h – Blumenberg Volkstanz 
20h45m – Kaiserstadt Kulturkreis
21h30 – Rheinland Pfalz Danças Folclóricas
22h15 – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis 

01/07 – Segunda-feira
Palácio de Cristal 
Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
19h – Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto 
20h – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
21h – Concurso de Chopp a Metro

Palco Koblenz
19h30m – Koblenz Volkstanzgruppe
20h30m – Petrópolis Danças Folclóricas 
21h30m – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis

02/07 – Terça-feira 
Palácio de Cristal 

Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
17h – Bauernband 
20h – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
21h – Concurso de Chopp a Metro

Palco Koblenz 
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

19h30m – Mosel Volkstänze de Petrópolis (Infantil e Adulto)
20h30m – Blumenberg Volkstanz (Juvenil)
21h30m – Rheinland-Pfalz Danças Folclóricas 

 03/07 – Quarta-feira 
Palácio de Cristal 

Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
19h – Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto
20h – Bauernband
21h – Concurso de Chopp a Metro

Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

19h30m – Trier Volkstanzgruppe 
20h30m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt  (Master)
21h30m – Kaiserstadt Kulturkreis

04/07 – Quinta-feira
Palácio de Cristal 
Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
18h – O Pastor dos Alpes & Duo
19h30m – Concurso de poesias 
20h – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
21h – Concursos do Chopp a Metro 

Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs
18h30m – Blumenberg Volkstanz ( Juvenil)
19h15m – Mosel Volkstänze de Petrópolis / Blumenberg VolkstanzBlum ( Infantil)
20h – Kaiserstadt Kulturkreis (Infanto-Juvenil)
20h45m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
21h30m – G. F. G. Bergstadt;  Bauerngruppe; Mosel Volkstanze de Petrópolis; Blumenberg Volkstanz 
22h15m – Blumenberg Volkstanz 
05/07 – Sexta-feira
Jardins do Palácio de Cristal
15h às 17h – As Bisbilhotecárias - recepção aos visitantes

Palácio de Cristal
Manhã e tarde – Programação especial para alunos das escolas municipais 
Contação de Histórias (às 9h e às 14h)
Show musical com bonecos – (às 10h e às 15h)
17h – Bauernband
19h – O Pastor dos Alpes & Duo 
20h30m – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
21h30m – Concursos do Chopp a Metro e do Chapéu Mais Enfeitado

Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

17h45m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Barão de Drummond de Vila Isabel– RJ (Master)
18h30m – Blumenberg Volkstanz (Juvenil)
19h15m – Kaiserstadt Kulturkreis (Juvenil)
20h – Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis 
20h45m – Petrópolis Danças Folclóricas 
21h30m – Trier Volkstanzgruppe
22h15m – Koblenz Volkstanzgruppe
23h – Kaiserstadt Kulturkreis (Adulto)

06/07 – Sábado
Petropolitano F.C.
9h – XXIII Torneio Bauerntennis

Jardins do Palácio de Cristal
11h – Bauerntheater
11h às 17h – As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes

Palácio de Cristal
10h – Brassagem de cerveja – 20litros – Degustação de cerveja artesanal 
15h – Cozinha Cantada com Marília Morelli 
16h30m – O Pastor dos Alpes & Duo 
18h – Coral Municipal de Petrópolis – regência: maestro Paulo Afonso Filho
19h30m – Bauernband
21h – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC) 
22h – Concursos do Chopp a metro e do Chapéu Mais Enfeitado

Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

13h15m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Barão de Drummond de Vila Isabel – RJ (Master)
14h – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis (Infantil)
14h45m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt  (Infantil)
15h30m – Blumenberg Volkstanz Blumenberg (Juvenil)
16h15m – Kaiserstadt Kulturkreis (Juvenil)
17h – Kaiserstadt Kulturkreis 
17h45m – Koblenz Wolkstanzgruppe
18h30m – Petrópolis Danças Folclóricas (Aspirante)
19h15m – Trier Volkstanzgruppe (Infantil e Adulto)
20h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
20h45m – Rheinland-Pfalz Petrópolis
21h30m – Mosel Volkstänze de Petrópolis
22h15m – Petrópolis Danças Folclóricas
23h – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis 
23h45m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immerfroh (SC)

07/07 – Domingo
Petropolitano F.C.

9h – XXIII Torneio Bauerntennis 

Centro Histórico

10h30m – Tradicional Desfile Folclórico 
Trajeto: Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira, Rua Alfredo Pachá.

Jardins do Palácio de Cristal

13h às 17h – As Bisbilhotecárias – recepção aos visitantes

Palácio de Cristal
13h – Bauernband
14h – O Pastor dos Alpes & Duo
15h – Contação de Histórias: Irmãos Grimm – com As Bisbilhotecárias 
16h30m – Bauerntheater 
17h30m – Bailão: Banda Musical Germânica – Blumenau (SC). 
19h30m – Concursos de Chopp a metro e do Chapéu mais enfeitado
20h30m –Bauern Jazz – Serra Velha Quarteto
Palco Koblenz
Apresentação dos grupos de danças folclóricas alemãs

13h15m – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Barão de Drummond de Vila Isabel – RJ (Master) 
14h – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immerfroh (SC)
14h45m – Mosel Volkstänze de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
15h30m – Schmetterling, de Juiz de Fora (MG)
16h15m – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis (Infanto-Juvenil)
17h – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis 
17h45m – Blumenberg Volkstanz (Infantil)
18h30m – Mosel Volkstänze de Petrópolis
19h15m – Blumenberg Volkstanz (Juvenil) 
20h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Master)
20h45m – Blumenberg Volkstanz
21h30m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Infantil e Juvenil)
22h15m – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Infantil, Juvenil, Adulto e Master)


FESTIVAL DE CINEMA ALEMÃO
Com a exibição de um filme por dia, totalizando 10 exibições, o Festival de Cinema se antecipa à abertura oficial da Bauernfest, para você já entrar no clima da festa. Confira a programação:
25/06 – terça-feira, às 19h

Lugar nenhum na África 
Em 1938, pouco antes de estourar a 2ª Guerra Mundial, a família Redlich foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá, o advogado Walter Redlich (Merab Ninidze) passa a trabalhar numa fazenda, enquanto sua mulher Jettel (Juliane Köhler), filha de uma família burguesa, tenta se adaptar à nova vida. Regina (Lea Kurka), a filha do casal, cresce e aprende a língua e os costumes locais, encontrando no cozinheiro Owunor (Sidede Onyulo) um amigo. Quando a guerra está acabando, Walter recebe uma proposta para atuar como juiz em Frankfurt. Depois de tantos anos em que aprenderam a amar o novo país, Jettel e Regina começam a duvidar se voltarão para a Alemanha com ele. 
Drama 
Elenco: Juliane Köhler e Matthias Habich 
Direção: Caroline Link 
Classificação 12 anos / ingresso gratuito 

26/06 – quarta-feira, às 19h

Quatro minutos 
Jenny é uma mulher jovem cuja vida acabou. Presa por assassinato, cumpre pena em uma penitenciária feminina e não demonstra qualquer remorso. Mas por trás de sua fachada impenetrável, esconde-se um surpreendente talento musical. Quando uma professora de piano de oitenta anos descobre os segredos da garota - sua brutalidade e seus sonhos -, decide transformar Jenny no prodígio musical que ela própria foi no passado. 
Drama 
Elenco: Monica Bleibtreu, Hannah Herzsprung, Sven Pippig e Richy Müller 
Direção: Chris Kraus 
Classificação 16 anos / ingresso gratuito 

27/06 – quinta-feira, às 19h

Um amor além do muro 
Verão de 1961, a quatro meses da construção do Muro de Berlim. Siggi (Max Riemelt), um jovem de 20 anos, chega a Dresden para tentar a vida como cenógrafo. Lá, conhece Luise (Jessica Schwartz), uma jovem poeta cujo trabalho é proibido na Alemanha Oriental, e seu marido Wolle (Ronald Zehrfeld). Juntos, eles conhecem a boate A Cacatua Vermelha, onde são apresentados à música proibida do ocidente: o rock'n'roll. 
Comédia 
Elenco: Max Riemelt, Jessica Schwarz e Ronald Zehrfeld 
Direção: Dominik Graf 
Classificação 16 anos / ingresso gratuito 

28/06 – sexta-feira, às 19h

A princesa e o guerreiro 
Sissi (Franka Potente) é uma jovem enfermeira que leva uma vida pacata e devotada aos seus pacientes. Após ser atropelada por um caminhão, ela é salva por Bodo (Benno Fürmann), um ex-soldado, que foi o responsável pelo acidente. Ele faz nela uma traqueostomia e a leva para o hospital, desaparecendo em seguida. A enfermeira fica loucamente apaixonada, achando que encontrou seu príncipe encantado, e passa as semanas seguintes a procurá-lo. Quando finalmente encontra o rapaz, é rejeitada, mas, como não desiste, descobre o passado sombrio de Bodo e seu mirabolante projeto: assaltar um banco em parceria com seu irmão Walter (Joachim Król). 
Romance 
Elenco: Franka Potente e Benno Fürmann 
Direção: Tom Tykwer 
Classificação 16 anos / ingresso gratuito 


29/06/2013 – sábado, às 17h

O milagre de Berna 
Dois eventos marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecida como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu primeiro título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg. 
Drama 
Elenco: Paul Greco e Gotthard Lange 
Direção: Sönke Wortmann 
Classificação 14 anos / ingresso gratuito 

02/07/2013 – terça-feira, às 19h

Simplesmente Martha 
Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparece Mario (Sergio Castellito), um extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas. No momento em que Martha e Mario começam um romance, o pai de Lina, que há muito tempo estava desaparecido, surge, querendo levá-la para a Itália. 
Comédia Dramática 
Elenco: Martina Gedeck, Sérgio Castellito e Ulrich Thomsen 
Direção: Sandra Nettelbeck 
Classificação livre / ingresso gratuito 

03/07 – quarta-feira, às 19h 

Filhos da guerra 
Salomon Perel (Marco Hofschneider), um jovem judeu, foge com a família para a Polônia às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A casa da família é invadida, mas ele consegue fugir levando o irmão, Isaak (René Hofschneider). Os dois se separam e Sallomon acaba se passando por membro da Juventude Hitlerista para manter-se vivo. Baseado numa história real. 
Guerra 
Elenco: Marco Hofschneider, Rene Hofschneider e Julie Delpy 
Direção: Agnieszka Holland 
Classificação 12 anos / ingresso gratuito 

04/07 – quinta-feira, às 19h

Uma mente assassina 
O assassino profissional Viktor cometeu o maior erro possível no seu ramo de atividade: sentiu-se atraído por uma mulher. O anjo da morte, que sempre executou os seus serviços com frieza e precisão, salva a vida da misteriosa Nina.
Ação 
Elenco: Joachim Król, Nadja Uhl e Christian Berkel 
Direção: Mennan Yapo 
Classificação 16 anos / ingresso gratuito 

05/07 – sexta-feira, às 19h

Aprendendo a mentir
Helmut (Fabian Busch) é um garoto tímido e um pouco inocente, quando o assunto é garotas. Quando começa a receber a atenção de Britta (Susanne Bormann), a garota mais popular do seu colégio, ele fica completamente apaixonado por ela e passa a segui-la por todo lugar, incluindo os movimentos alternativos de protesto de que Britta gosta de participar. Entretanto, Helmut fica com o coração partido quando descobre que Britta está prestes a se mudar para os Estados Unidos, onde irá morar com seu pai. Ele ainda tenta manter contato com ela por telefone, mas não tem sucesso.
Comédia 
Elenco: Sophie Rois e Fabian Busch 
Direção: Hendrik Handloegten 
Classificação 14 anos / ingresso gratuito 

06/07 – sábado, às 17h

Paixão por acidente 
Vanessa é uma jovem de 30 anos que está eufórica com os preparativos de seu casamento. Quando seu noivo Tim viaja para a Grécia a trabalho, ele parece estar cada vez mais desanimado com o fato de se tornar um homem casado e encontra um belo motivo para se sentir dessa forma. Então Vanessa faz suas malas e vai ao encontro de seu grande amor. 

Romance 
Elenco: Alissa Jung e Wanja Mues 
Direção: Felix Dünnemann 
Classificação 12 anos / ingresso gratuito 


EXPOSIÇÃO BAUERNFEST

De 28 a 07 de julho

O mundo dos contos – dos contos de Grimm até contos modernos
 Em 1812 surgiu a coleção de contos dos irmãos Grimm, hoje mundialmente conhecidos. Em 2012 foi comemorado o bicentenário desses contos, com a exposição internacional "O mundo dos contos". 
Exposição voltada para a faixa etária de 8 a 15 anos, retratando heroínas, heróis, animais, magia. Composta por nove banners com texto em alemão.

A reunificação alemã e a queda do muro de Berlim
Documentação fotográfica da história da Alemanha (1989/1992), através de 25 banners.

Futebol
São 12 fotos coloridas retratando de modo impressionante o futebol como um fenômeno mundial que exerce atração em todos os continentes e é um tema compreendido por todos, sem limite de fronteiras culturais.

Goethe - o último gênio universal
A exposição retrata em 45 quadros o desenvolvimento do jovem e talentoso Goethe, que se torna o representante líder do mundo dos pensadores na Europa
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni
Rua Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico
(24) 2233-1202 / 2233-1222


WORKSHOPS DO SENAC PARA A BAUERNFEST 
Workshops de gastronomia alemã, harmonização de cervejas especiais e turismo vão agitar a Bauernfest. Eles serão oferecidos pelo SENAC, gratuitamente, em sua unidade de Petrópolis.
VAGAS LIMITADAS – O interessado deverá retirar sua senha uma hora antes do início de cada evento, dentro da seguinte programação: 

Workshops de Gastronomia e Harmonização de Cervejas Especiais
28/06 – sexta feira 
14h – Cozinha Alemã
18h – Cozinha Alemã

05/07 – sexta-feira
14h – Cozinha Alemã
18h – Harmonização de Cervejas Especiais

06/07 – sábado
13h – Harmonização de Cervejas Especiais
15h – Cozinha Alemã

Workshops de Turismo 

02/07 – terça-feira
19h – Ecoturismo na região de Petrópolis

03/07 – quarta-feira
16h – Organização de eventos temáticos

04/07 – quinta-feira
16h - O profissional guia de turismo e seus atuais desafios.

Local: SENAC
Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro Histórico
(24) 2231-7001

CONHEÇA O MUNDO DA CERVEJA UM TOUR PELA CERVEJARIA BOHEMIA 

A Bohemia, patrocinadora oficial da 24ª Bauernfest, convida você a conhecer um dos maiores centros de experiência cervejeira do mundo, a Cervejaria Bohemia. Localizado nas instalações da primeira cervejaria do Brasil – a Cervejaria Bohemia, premiada como novidade do ano 2013 pelo Guia 4 Rodas – o centro apresenta,  de forma divertida, interativa e lúdica, as curiosidades do universo da cerveja desde a antiguidade até os dias atuais. 

São sete mil metros quadrados de área, com mais de 20 ambientes que unem a tradição com a tecnologia de ponta, proporcionando aos visitantes uma emocionante aventura pelo mundo da cerveja. O complexo da  Cervejaria Bohemia abriga a produção da cerveja Bohemia e suas variantes, Weiss, Escura, Confraria e Pilsen, e edições especiais da marca. Também acomoda o Bar Bohemia, onde você pode degustar cada uma delas, e o Empório Bohemia, onde pode comprar itens exclusivos da marca.

Comemorando a 24ª Bauernfest, a Bohemia oferece uma promoção especial durante todo o período do evento: na compra de uma entrada para o tour da Cervejaria Bohemia, a do acompanhante é gratuita.

Horário de funcionamento especial Bauernfest
(Encerramento da bilheteria com duas horas de antecedência) 

DATA    DIA    TOUR
28/jun    Sexta-feira    11h às 18h
29/jun    Sábado    11h às 20h
30/jun    Domingo    11h às 20h
01/jul    Segunda-feira    16h às 20h
02/jul    Terça-feira    FECHADO
03/jul    Quarta-feira    11h às 16h30m
04/jul    Quinta-feira    11h às 16h30m
05/jul    Sexta-feira    11h às 18h
06/jul    Sábado    11h às 20h
07/jul    Domingo    11h às 20h

Preços:
R$ 19,50 inteira
R$ 9,50 meia-entrada (para estudantes, maiores de 60 anos e moradores de Petrópolis)
Grátis para menores de 18 anos (MENORES SOMENTE ACOMPANHADOS DOS PAIS)

Local: Cervejaria Bohemia
Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro Histórico
(24) 3064-9127