FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Aniversário de Três Anos do Museu das Minas e do Metal

  

Museu das Minas e do Metal faz três anos e recebe certificação internacional

Primeiro museu do Brasil a ganhar o selo do Instituto Herity, MMM foi avaliado em gestão
do patrimônio cultural. Comemorações incluem evento gratuito no domingo, 23 de junho, às 11h


No dia 22 de junho, o Museu das Minas e do Metal completa três anos de abertura ao público e atinge a marca de 200 mil visitantes. Além do aniversário, o MMM comemora a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural. Trata-se do primeiro museu no Brasil a ser avaliado pela ONG internacional. O anúncio será feito no dia 24 de junho, segunda-feira, no MMM, com a presença do diretor-presidente da MMX, Carlos Gonzalez. Antes, no dia 23, domingo, às 11h, o público confere a narração de histórias com Beatriz Myrrha, seguida de apresentação da Orquestra Jovem V&M do Brasil. A entrada é franca.
Com o nome formado pela junção das palavras heritage (patrimônio) e quality (qualidade), o Instituto Herity foi fundado em 2002, em Roma, Itália, e reúne um comitê internacional de especialistas em pesquisa, conservação, promoção e serviços relacionados a bens culturais. Parceira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a ONG, presente em 23 países, já certificou cerca de 250 locais pelo mundo, entre museus, parques, igrejas e outros monumentos. O MMM foi procurado por membros da organização em 2009, durante a restauração do Prédio Rosa, que devolveu traços e cores de sua concepção original.
A avaliação do Herity é baseada em quatro conceitos: relevância (percepção do bem cultural), conservação (estado de manutenção e reparo), comunicação (informação transmitida ao visitante) e serviços (qualidade de acolhimento), nos quais são dadas notas de 1 (um) a 5 (cinco). O Museu das Minas e do Metal recebeu nota 4 (quatro) em “relevância” e “conservação” e nota 3 (três) em “serviços” e “comunicação”. Os quatro critérios foram divididos em 16 parâmetros e 186 pré-requisitos, definidos pelo comitê de especialistas. O selo, que será fixado num painel no hall de entrada do MMM, tem validade até 2014.
O processo de certificação foi iniciado em 2011 por uma equipe do instituto, que esteve em Belo Horizonte para visitar as instalações do MMM, fazer reuniões com a direção e aplicar questionários - inclusive em inglês e espanhol - para o público interno e externo. Em comparação com o que acontece com os hotéis e restaurantes, o selo Herity fornece informações sobre monumentos. Além disso, encoraja os gestores a preservar o patrimônio cultural que gerem. No Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, também recebeu o selo de qualidade. 
Comemorações
Com o tema “Contos infestados de bolos confeitados”, Beatriz Myrrha traz histórias cheias de alegria e musicalidade para celebrar os três anos do MMM no domingo. A narradora de histórias vai contar com a participação do público para tocar e cantar canções de grandes autores. Na sequência, a Orquestra Jovem V&M do Brasil se apresenta com repertório clássico e regência do maestro Rogério Vieira. No dia 24 de junho, segunda, às 17h, haverá o anúncio da certificação Herity no Museu das Minas e do Metal, com a presença do diretor-presidente da MMX, Carlos Gonzalez. Empresa de mineração do Grupo EBX, a MMX é uma das patrocinadoras do MMM.

Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações em seis mil metros quadrados de área construída, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Ressalta também a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. Com investimento de R$ 30 milhões, por parte do Grupo EBX, para sua instalação, o MMM integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897, com a criação da nova capital de Minas, e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Já a museografia é assinada por Marcelo Dantas, também responsável pelo projeto do Museu da Língua Portuguesa (SP).

SERVIÇO
Três anos do Museu das Minas e do Metal – Narração de histórias com Beatriz Myrrha
apresentação da Orquestra Jovem V&M do Brasil, com regência de Rogério Vieira

  • Data: Domingo, 23 de junho de 2013
  • Local: Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade S/N – Prédio Rosa
  • Horário: 11h
  • Telefone: (31) 3516-7200
  • Entrada gratuita