FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de março de 2013

Exposição "Paisagem Petropolitana"




Aberta no dia 16 de março de 2013, aniversário de 70 anos da inauguração do Museu Imperial e de 170 anos da fundação de Petrópolis, a exposição “Paisagem petropolitana” apresenta como diferentes artistas retrataram a cidade no século XIX.
 
São pinturas, desenhos, fotografias, litogravuras, álbuns e guias de viagem de artistas brasileiros e estrangeiros. Entre eles, encontram-se os pintores Augusto Rodrigues Duarte, João Batista da Costa, Benjamin Mary, Caroline F. Levenson Gower e Friedrich Hagedorn; os fotógrafos Jorge Henrique Papf, Marc Ferrez, Revert Henry Klumb e George Leuzinger; o desenhista Otto Reimarus; o litógrafo Eugène Cicéri; e o escritor Carlos Augusto Taunay.
 
Um dos destaques da exposição é uma reprodução de 4,5 metros do panorama fotográfico de 360° tirado do alto do Morro do Cruzeiro por Jorge Henrique Papf, em 1898. Ressaltam-se ainda as três aquarelas sobre cartão, datadas de 1882, da pintora Caroline F. Levenson Gower, que retratam uma vista da serra de Petrópolis em três momentos do dia: a manhã, o meio-dia e o entardecer; e a vista da subida da serra de Petrópolis, sépia sobre papel, do artista belga Benjamin Mary – peça do álbum do príncipe de Joinville, marido da princesa d. Francisca, irmã mais velha de d. Pedro II.
 
Informações:
 
Período: 16 de março a 14 de julho de 2013
Local: Sala de Exposições Temporárias
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 11h às 18h
Entrada: incluída no ingresso de visitação ao Museu - R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)
Curadoria: Maurício Vicente Ferreira Jr.