FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de março de 2013

Exposição e Lançamento do Livro "Novas Afegãs"



Imagens que retratam momentos felizes no Afeganistão compõem a próxima exposição sediada no Café com Letras.

A história recente do Afeganistão tem como referência guerras e governo extremista talibã que tornaram o país símbolo de violência para o Ocidente. Sejam por notícias de guerra e atentados ou reportagens sobre os poucos direitos das mulheres no país, a imagem formada na consciência coletiva é de um povo machista, violento, fundamentalista e armado. Pode parecer difícil acreditar que o estrangeiro seja bem-vindo e livre para circular no país, devido a massiva divulgação dos conflitos existentes. Porém, o país não só apresenta lindas e cativantes paisagens naturais, mas também um povo acolhedor e um cotidiano alegre.



Cenas dessa felicidade e de cenários típicos do Afeganistão foram registradas pelo casal franco-brasileiro Antoine Plane e Claudia Vilela durante viagem no ano passado ao país. As fotos escolhidas para expor no Café com Letras, entre os dias 27 de março e 30 de abril se transformaram em uma exposição há poucos dias e ganhou o nome de “Novas Afegãs – Imagens de felicidade longe dos conflitos”.

As fotografias tem formatos e cores distintas: são 3 com 40x60cm; 5 coloridas com 30x45cm e 10 imagens p&b, com 30x45cm. A exposição será composta por fotos que mostram o cotidiano simples, a incrível beleza dos lugares e as pessoas do Afeganistão que são, muitas vezes, esquecidos devido à hipermidiatização do lado conflituoso do país. Nesse sentido, espera-se apresentar esta desconhecida faceta do Afeganistão para provocar uma ressignificação sobre a visão generalista sobre o país.

A viagem e a origem do livro

“- What is your job in Afghanistan? Are you a soldier, a journalist? Are you working for an organization?
- We are only tourists.”

Em agosto de 2012, Antoine e Claudia partiram para visitar a irmã de Antoine no Afeganistão com o objetivo de conhecer a cultura e as pessoas daquele país que tanto os fascinava.Com relação à viagem, a dupla não teve nenhum problema ou sentiu-se ameaçada. Para isso, contaram com muitos conselhos e dicas de conhecidos e outros estrangeiros sobre as trajetórias mais seguras para deslocamento. Por exemplo, o deslocamento pelas estradas é desaconselhado para estrangeiros e algumas delas são inseguras mesmo para viajantes afegãos.



Durante um mês, conseguiram visitar as cidades de Herat, Bamiyan, Jalalabad, o vale do Panjshir e a capital Cabul. Apesar de sentirem que a experiência de contato teria sido mais valiosa se falassem dari ou persa, Antonie e Claudia puderam presenciar o cotidiano dos afegãos de forma intensa. E foi baseado nessa experiência que surgiu o livro “Nouvelles Afghanes . Novas Afegãs”.

O desejo de escrever um livro surgiu antes da viagem. Os autores lançaram um projeto de financiamento coletivo na plataforma “Kiss Kiss Bank Bank” e levantaram fundos com mais de 50 pessoas que investiram e compraram o livro antes mesmo dele existir. O livro “Nouvelles Afghanes . Novas Afegãs” é bilíngue (português e francês) composto por contos e fotografias. Seu lançamento também acontecerá no Café com Letras, no próximo dia 13 de abril.



Sobre os fotógrafos

Antoine Plane nasceu em 1983 e adora as grandes cidades e os cadernos de viagem. Ele cresceu na cidade francesa de Lille e estudou comércio e economia urbana em Paris, antes de organizar ateliers internacionais de urbanismo em diversas cidades da Ásia, África e América Latina, como vice-diretor da ONG “Les Ateliers”. Viveu no Japão em 2004, no Brasil durante 2008 e esta instalado em Belo Horizonte desde fevereiro 2013. Apaixonado por fotografia e sobretudo pelos antigos aparelhos fotográficos analógicos. Há 10 anos que ele viaja sempre com sua Leica M6.

Claudia Vilela nasceu no Brasil em 1981. É arquiteta e urbanista, admira as tradições populares e os projetos coletivos. Trabalhou em ateliers de urbanismo no Brasil, na França, no Senegal e na China. Atualmente vive em Belo Horizonte onde trabalha como arquiteta e participa de dois coletivos: um deles chamado Delírio Coletivo, realiza experimentações gastronômicas e o outro, o Baixo Bahia, no qual atua como atacante no time feminino de futebol de rua. 


Serviço
Coquetel de abertura da exposição “Novas Afegãs – Imagens de felicidade longe dos conflitos”.
Data: 27 de março a 30 de abril de 2013
Local: Café com Letras – Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi.
Horário de visitação: segunda a quarta-feira, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h à 1h e, no domingo, das 17h às 23h.
Entrada franca


Lançamento do livro “Nouvelles Afghanes . Novas Afegãs”
Data: 13 de abril de 2013
Local: Café com Letras – rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi.
Horário: 11h
Entrada franca

Informações: (31) 2514 1510.