FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 31 de março de 2013

Exposição "Aplique da Carne"


Alexandre Vogler

A Funarte MG apresenta o espetáculo multimídia “Aplique de Carne”, lenda urbana, criada pelos artistas Alexandre Vogler, Botika e Paulo Tiefenthaler. Resultado da reunião de artistas cariocas que atuam em diferentes categorias das artes, reconhecidos na cena contemporânea por trabalhos que vão da música às artes plásticas, compreende exposição, no período de 07 de março a 21 de abril.

Aplique é uma menina que fugiu da barriga da mãe para seguir vitórias régias incandescentes e nadou durante dias pelo Rio Amazonas, amparada e nutrida por arraias, até ser deixada na beira do rio para ser criada por um casal sem filhos. Crescida, a menina tem uma revelação através de um sonho e, ao acordar, percebe que é diferente de todas as mulheres: ela possui gigantescos lábios vaginais.

Apresentada como escultura viva, a personagem Aplique atua como bandleader do concerto de rock que acontece dentro da estrutura instalativa. As composições de sua banda, a grande prótese de látex, os slide shows, videografismos e fotos criam as camadas de compreensão da ficção, assim como o catálogo da performance, apresentado como livro infantil com ilustrações de Alexandre Vogler. Serão produzidos ainda vinis originais com as músicas e narrações e serigrafias por todo o espaço cênico.

A prótese que caracteriza a personagem, construída em látex, mede 4 metros de diâmetro e é adaptada ao corpo da atriz. Ela constitui a escultura central da instalação. Enquanto projeções reproduzem ensaio foto-videográfico de Aplique num contexto ambiental (Floresta da Tijuca), vinis com composições musicais criadas especialmente para o projeto e publicações (livros infantis Aplique) são disponibilizadas aos visitantes.

Próteses menores serão usadas por três atrizes que constituem a banda de rock e atuam também como músicas no concerto. Extratos das performances serão veiculados em monitores dentro da instalação. Um ambiente escolar típico da região Ribeirinha do Amazonas, um lago com Vitórias Régias e grande quantidade de couve sob o chão co
 mplementam a instalação.

O catálogo será composto pelas ilustrações e textos de Botika e editado e distribuído pela editora Azougue. O encontro de diferentes categorias artísticas (música, body art, performance, arte cênica, foto e vídeo) com o universo cognitivo tradicional e subversivo brasileiro (folclore, indigenista, pornochanchada, antropofagia) e as referências artísticas diversas (pré-rafaelita, happenings e óperas rock) pretendem conferir originalidade ao espetáculo e propiciar várias possibilidades de leitura.

Exposição
De 07 de março a 21 de abril de 2013
Horário: de 13 às 19h

Local: Funarte MG - Rua Januária, 68. Floresta.
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre
Inf.: (31) 3213 3084 - 7112 / (21) 89161011