FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Artigos: Indústria de Gás e Petróleo



Indústria de Petróleo e Gás é um setor comprometido com a extração e produção do petróleo e seus derivados, e da detecção, produção e distribuição de fontes de gás natural. Basicamente, esse setor é dividido em dois blocos:
  • Upstream – Responsável pelo setor de exploração e produção;
  • Downstream – Setor de transporte, refino e distribuição.
Essa indústria em suas atividades utiliza equipamentos complexos de atividade específica como plataformas, dutos, maquinaria para a instalação, e equipamentos para refino e processamento do que é extraído. Demanda também de serviços como os da engenharia, automação, consultoria, construção, segurança, supervisão técnica, manutenção, distribuição, saúde, entre outros.

No Brasil, em nível federal o setor conta com o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) que é responsável pelo PNQP (Plano Nacional de Qualificação Profissional) entre outros projetos no intuito de oferecer cursos para a formação de mão de obra.

O CTPETRO (Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural) auxilia na liberação de recursos para instituições de São Paulo, para a qualificação de novos profissionais em parceria com universidades e institutos como a Unicamp e a USP. As refinarias existentes em São Paulo representam 42% de toda a capacidade do País, produzindo derivados como GLP, gasolina, óleo diesel, querosene, entre outros. Até 2025, a Petrobras pretende investir 176 milhões de reais no estado.

Em 2012, depois de 24 anos de fabricar um equipamento no país, a Petrobras adquiriu os primeiros guindastes offshore que serão utilizados nas plataformas do pré-sal. Em 2006, a empresa iniciou um projeto de nacionalização de 150 guindastes para plataformas fixas, flutuantes e semissubmersíveis. 

Projeto que garante a geração de empregos diretos e indiretos no país e o fortalecimento de empresas e prestadores de serviços nacionais de equipamentos. A aquisição de equipamentos nacionais também isenta a empresa de contratar serviços de manutenção estrangeiros. Porém , a licitação da Petrobrás também autoriza a oferta de produção de empresas estrangeiras que queiram produzir em solo brasileiro, gerando emprego e renda no país.

Com o projeto de produção no Pré-sal, a Petrobras acabou por reativar o setor de construção naval, que não entregava um navio a décadas.


Leia também: