FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mostra"O Cinema Contra o Nazismo"



Em janeiro, a cinemateca apresenta uma mostra de filmes que criticam o nazismo, contendo tanto documentários como filmes de ficção. O nazismo utilizou bastante o cinema como veículo de propaganda política, como vemos em “O Triunfo da vontade” de Leni Riefenstahl, presente na mostra como exemplo; todavia ainda no final dos anos 1930, durante a guerra, começaram a ser produzidos obras cinematográficas contrárias à política de Hitler.
A retrospectiva traz produções dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suécia e Alemanha, dirigidas por cineastas como Orson Welles, Fritz Lang, Michael Curtis, Anatole Litvak, Charles Chaplin, Jules Dassin, Fred Zinnermann, entre outros.

qui 10
18h30 – Sessão Latina – Sala escura – El familiar de Octavio Getino. Argentina, 1975. Com Martín Adjemián, Emilio Alfaro, Octávio Getino. Legendas em espanhol. Cópia em DVD. Com um tom alegórico, faz críticas sociais e políticas estabelecendo um paralelo entre a figura del “Familiar” (o diabo na tradição do norte da Argentina) e o imperialismo e os militares. Classificação indicativa – 14 anos.


sex 11
18h30 – O cinema contra o nazismo – Confissões de um espião nazista (Confessions of a Nazi Spy) de Anatole Litvak. EUA, 1939. Com Edward G. Robinson, George Sanders. Legendas em português. 104’. Cópia em DVD. Uma rede de espionagem nazista infiltrada nos Estados Unidos está sendo investigado. Primeiro filme diretamente antinazista produzido em Hollywood.Classificação indicativa – 14 anos.


sab 12
16h – O cinema contra o nazismo -  O grande ditador (The great dictator) de Charles Chaplin. EUA, 1940. Com Charles Chaplin, Jack Oakie, Reginald Gardiner. Legendas em português. 125’. Cópia em DVD. O filme satiriza o nazismo e o fascismo. Primeiro filme sonoro de Chaplin. Classificação indicativa – livre.
18h – O cinema contra o nazismo – Uma aventura em Paris (Reunion in France) de Jules Dassin. EUA, 1942. Com Joan Crawford, John Wayne. Legendas em português. 104’. Cópia em DVD. Na Paris ocupada, uma socialite francesa, que desconfia que seu noivo seja colaboracionista dos nazistas, esconde um piloto americano em sua casa.
Classificação indicativa – 14 anos.


dom 13
16h – O cinema contra o nazismo – Os filhos de Hitler (Hitler’s children) de Edward Dmytryk. EUA, 1943. Com Tim Holt, Bonita Granville. Legendas em português. 82’. Cópia em DVD. O filme denúncia contra a juventude hitlerista. Uma jovem americana é declarada legalmente alemã pelo governo nazista e passa a viver um pesadelo.
Classificação indicativa – 14 anos.

18h – O cinema contra o nazismo – Casablanca de Michael Curtiz. EUA, 1942. Com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid. Legendas em português. 102’.
Drama romântico na cidade de Casablanca, no Marrocos, durante os primeiros anos da Segunda Grande Guerra. Classificação indicativa – livre.


sex 18
18h30 – O cinema contra o nazismo – Minha luta (Mein Kampf) de Erwin Leiser. Suécia/Alemanha, 1960. Legendas em português. 111’. Cópia em DVD.
Documentário sobre a ascensão e queda do Terceiro Reich.
Classificação indicativa – 14 anos.


sab 19
16h – O cinema contra o nazismo – Tempestades d’alma (The mortal storm) de Frank Borzage. EUA, 1940. Com James Stewart, Margaret Sullavan. Legendas em português. 100’. Cópia em DVD. Em uma pequena cidade dos Alpes alemães, um professor universitário e sua ramília “não ariana” são surpreendidos com a ascensão de Hitler ao poder. Classificação indicativa – 14 anos.


18h – O cinema contra o nazismo – Hitler uma carreira (Hitler – eine Karriere) de Joachin Fest e Christian Herrendoefer. Alemanha, 1977. Legendas em português. 150’.
Documentário sobre Hitler e o nazismo utilizando materiais de arquivo e fotos de still.
Classificação indicativa – 16 anos.


dom 20
16h – O cinema contra o nazismo – Os carrascos também morrem (Hangman also die) de Fritz Lang. EUA, 1943. Com Hans Heinrich von Twardovski, Brian Donvely, Walter Brennan. Legendas em português. 117’. Cópia em DVD. Filme com roteiro de Bertolt Brecht. Depois que um administrador nazista é assassinado na Thecoslováquia, toda a cidade de seu assassino é destruída. Classificação indicativa – 14 anos.

18h – O cinema contra o nazismo – Horas de tormenta (Watch on the Rhine) de Herman Shumlin. EUA, 1943. Com Bette Davis, Paul Lukas. Legendas em português. 114’. Cópia em DVD. Casal alemão retorna aos Estados Unidos, mas passa a ser chantageado por nazistas infiltrados no país. Classificação indicativa – 14 anos.

sex 25
18h30 – O cinema contra o nazismo – Swastika: a intimidade da cúpula nazista (Swastika) de Philippe Mora. Grã-Bretanha, 1973. Legendas em português. 93’. Cópia em DVD. Polêmico documentário sobre Hitler e os nazistas, usando imagens de propaganda e filmes caseiros feitos por Eva Braun. Classificação indicativa – 16 anos.


sab 26
16h – O cinema contra o nazismo – A sétima cruz (The seventh cross) de Fred Zinnermann. EUA, 1944. Com Spencer Tracy, Jessica Tandy. Legendas em português. 112’. Cópia em DVD. Na Alemanha nazista, sete homens fogem de um campo de concentração que são implacavelmente perseguindos pela Gestapo. Classificação indicativa – 14 anos.

18h – O cinema contra o nazismo – O triunfo da vontade (Triumph des Willens) de Leni Reifenstahl. Alemanha, 1935. Legendas em português. 114’. Cópia em DVD. Famoso filme propagando de partido nazista. Classificação indicativa – livre.

dom 27
16h – O cinema contra o nazismo - Afundem o Bismarck (Sink the Bismarck) de Lewis Gilbert. Grã-Bretanha, 1960. Com Kenneth More, Dana Wynter, Carl Möhner. Legendas em português. 97’. Cópia em DVD. Baseado em fato real. A marinha britânica precisa encontrar e destruir um navio de guerra alemão. Classificação indicativa – 14 anos.

18h – O cinema contra o nazismo – O estranho (The Stranger) de Orson Welles. EUA, 1946. Com Edward G. Robinson, Orson Welles, Loretta Young. Legendas em português. 95’. Cópia em DVD. Um investigador da Comissão de crimes de Guerra viaja para Connecticut para procurar um nazista. Classificação indicativa – 14 anos.