FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

8º Dia do Quadrinho Nacional




Pelo oitavo ano consecutivo o Dia do Quadrinho Nacional será comemorado na cidade de Belo Horizonte, sob a coordenação da Associação Cultural Nação HQ e apoio da Fundação Municipal de Cultura. Inspirado no “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade, a proposta do tema de 2013 - Mundo vasto mundo - é explorar os quadrinhos e sua interação com outros segmentos da arte, como a poesia, grafite, audiovisual e música. 

As atividades acontecem no Centro Cultural Lagoa do Nado, nos dias 30/1 e 2/2. A programação pode ser consultada no site www.nacao.net.

O poema de Drummond fala também sobre os obstáculos a serem superados: "Vai, Carlos! ser gauche na vida." Gauche tem o significado de incapaz, estranho ou desajustado. Por muitos anos as hqs foram consideradas gauche dentro do mundo das artes. Essa realidade tem mudando positivamente a cada ano e o evento é nossa contribuição para o reconhecimento e valorização dos quadrinhos como cultura.

O evento começa com a abertura da exposição Monstros do Rock, do cartunista Paulo Barbosa, no dia 30 de janeiro, quarta-feira, 16 horas. No dia 2 de fevereiro, sábado, estão programadas as atividades de oficinas de quadrinhos da Nação HQ, exibição do curta “O Poeta de Sete Faces”, encontro do grupo Anime.com.br de 9 às 12 horas. De 14 às 18 horas acontecerão as intervenções dos grafiteiros Ploc e Dw guetto o DGS, e apresentações musicais com o cantor Carter e a banda O Monomotor.

O 8º Dia do Quadrinho Nacional tem o apoio Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade da UFMG, da Rede de Amigos da Lagoa do Nado e da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Parques e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

30 DE JANEIRO - DIA DO QUADRINHO NACIONAL

O dia 30 de janeiro relembra a primeira história em quadrinhos publicada no Brasil com um personagem fixo, “As Aventura de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, foi desenhada pelo ítalo-brasileiro Ângelo Agostini em 1869.

A Nação HQ comemora a data desde 2006 reunindo artistas e fãs das hqs. Em 2011, BH foi a primeira cidade do país a reconhecer o movimento cultural e instituir o Dia do Quadrinho Nacional em seu calendário oficial, através da lei 10.071/2011.

Mais informações: www.nacao.net