FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

4º Seminário A Mulher Negra na Música


Evento que já faz parte do calendário dos músicos e musicistas do Rio de Janeiro, pela seriedade dos debates nas questões voltadas à participação da mulher no cenário musical brasileiro, o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi) realiza no dia 24 de novembro (sábado) a 4ª edição do Seminário "A Mulher na Música", cujo tema deste ano será a "Mulher Negra na Música".
A grande homenageada este ano será Clementina de Jesus. Na programação, exibição do documentário "Clementina de Jesus: Rainha Quelé", seguido de mesa de debate sobre o significado do "fenômeno Clementina", como símbolo do resgate e valorização de um viés da Música Popular Brasileira, que tem em sua raiz o papel da mulher, especialmente a negra, e sua influência no desenvolvimento e memória das diferentes manifestações culturais brasileiras.
Dentre os temas abordados, o Seminário discutirá a participação das mulheres na música, saúde ocupacional, questões trabalhistas, legislação e políticas públicas específicas. O evento contará com a participação de representantes de Sindicatos de Músicos de Manaus, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Belém do Pará, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Goiânia.
O objetivo do encontro é dar prosseguimento as demandas das musicistas e pensar políticas públicas e ações específicas. A ideia é que surjam mais projetos de lei que contemplem a questão do gênero.
Outro ponto relevante do Seminário é a realização da 2ª edição do Prêmio SindMusi, que contemplará as três melhores redações de alunos da rede pública de Ensino Médio sobre o tema do encontro.
No encerramento do evento, será realizada uma apresentação com o cantor e compositor Lúcio Sanfilippo, acompanhado de banda e bailarinas.

SERVIÇO
Data: 24 de novembro (sábado)
Horário: 9h às 17h
Local: Memorial Getúlio Vargas
Endereço: Praça Luis de Camões, s/nº, Glória

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
9h - Credenciamento
9h30 - Abertura
10h - Palestra Saúde Ocupacional "Ansiedade de Performance Musical"
PALESTRANTE
Priscila Leiko Fuzikawa - Terapeuta Ocupacional, com atuação na área de saúde mental. Mestre em Saúde Pública. Coach certificada pela International Coaching Community. Formação em EMDR, Brainspotting e Experiência Somática.
11h - Palestra "Políticas públicas afirmativas para mulheres negras e programas específicos de saúde"
PALESTRANTES
Cláudia Lima - Atuação na Área Técnica de Saúde da Mulher, Departamento de Ações Programáticas, Secretaria de Atenção à Saúde e Ministério da Saúde.
Eunice Léa de Moraes - Socióloga, foi coordenadora Geral de Programas e ações do Trabalho da Secretaria de Políticas públicas para mulheres - SPM, foi coordenadora do Programa Pró-equidade de Gênero da SPM e atualmente é Gerente de Projetos da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR.
Eloi Ferreira de Araujo - Graduado em Zootecnia e Direito e mestrado em Engenharia de Transporte. Participou da elaboração da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro como Assessor Especial da relatoria. Ex-ministro da Secretaria Especial de Políticas de promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - SEPPIR/PR. Presidente da Fundação Cultural Palmares.
12h30 - Almoço
14h - Entrega dos Diplomas aos Sócios Remidos
14h30 - Exibição do filme "Clementina de Jesus: Rainha Quelé"
15h30 - Apresentação e premiação dos três alunos do Ensino Médio da rede pública, Bruno Ferrão, Bruno Roberto Santos e João Carlos Nascimento Bispo, vencedores do concurso de redação sobre o tema "A Mulher Negra na Música".
16h - Coffee break
16h20 - Debate: O fenômeno "Clementina de Jesus"
MEDIADOR
Iraguaci Santos - Graduado em História, com pós-graduação em História da África e da Diáspora africana. Diretor do Congresso Nacional Afro-brasileiro (CNAB). 2º lugar no I Prêmio SindMusi e palestrante na IV Semana Acadêmica de História.
DEBATEDORESJorge Coutinho - Ator e cineasta. Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões - Sated/RJ. Participou de vários trabalhos na televisão e no cinema. Foi vice-presidente da Funarj, idealizou e dirigiu a Assessoria para Assuntos Afrodescendentes da Secretaria de Estado de Cultura. Dirigiu o Sistema Radiobrás/RJ. Participou da fundação do MDB, atual PMDB, onde é membro do Diretório e Presidente Nacional do PMDB Afro. Esteve presente na criação do movimento do Cinema Novo e do Grupo Opinião. Dirigiu o documentário D. Obá.
Luciana Leonardo - Graduada e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de História do Ensino Fundamental e Médio. Assessora das comunidades de Jongo/Caxambu do programa da UFF, em parceria com o IPHAN; Pontão de cultura do jongo.

Lucio Sanfilippo - Cantor, compositor, jornalista e professor de Educação Física. No seu repertório sambas, cocos, jongos, maxixes, afoxés, cirandas, entre outros. Em 2006, uma Moção da Câmara lhe foi entregue, desta vez em reconhecimento por sua ativa participação no renascimento da Lapa, iniciado em 1997. Cantou em casas da Lapa como Rio Scenarium, Carioca da Gema, Bar de Ladeira, Semente, Recordatório, Centro Cultural Carioca.

Werinton Kermes - Jornalista. Iniciou sua carreira profissional como repórter fotográfico. Trabalhou em diversos jornais e revistas. Conquistou vários prêmios como documentarista. Secretário de Cultura da cidade de Votorantim entre 2003 e 2009. É diretor do Projeto Comunicação Alternativa. Autor de livros, produtor cultural e proprietário da TV Votorantim. Produtor do documentário "Clementina de Jesus: Rainha Quelé".
18h00 - Encerramento
Apresentação musical com Lucio Sanfilippo.