FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Eleições Tá na Rua" na Arena Jovelina Pérola Negra


Espetáculo "Eleições Tá na Rua" tem única apresentação na Arena Jovelina Pérola Negra
Apresentação integra o projeto Arte na Praça e tem entrada gratuita


O grupo Tá na Rua, que há trinta e dois anos reflete sobre o papel do artista na sociedade e sobre a realidade política, cultural e social do Rio, leva o espetáculo "Eleições Tá na Rua" àArena Jovelina Pérola Negra. A única apresentação, que integra o projeto Arte na Praça, será no dia 26 de outubro (sexta-feira) às 10h, e é gratuita.

Em época de eleições, o Grupo Tá Na Rua lança seus candidatos. A cidade do Rio de Janeiro tem uma identidade, uma cara, um clima que não podem ser soterrados pelas máquinas do progresso que se anuncia. O povo carioca produziu e ainda produz em suas obras, em seus discursos uma cidade livre, aberta, democrática e para reforçar essa idéia nossos candidatos são Chiquinha Gonzaga, Virginia Lane, Abdias do Nascimento, Tia Ciata, entre outros cariocas que fizeram do Rio uma cidade maravilhosa. Afinal a cidade é pra quem vive nela ou pra quem vive dela?

Sobre o projeto Arte na Praça
O grupo Tá Na Rua sempre se colocou como resistência aos modelos capitalistas de produção - onde tudo está à venda e tudo tem seu preço. Com isso, desenvolveu uma arte que se faz e se produz para todos, sem distinção de classe e nenhuma outra forma de discriminação, podendo assim ocupar todo e qualquer espaço, e com plena função social de organizar o mundo. Chegaram assim, ao que entendem como Arte Pública, que não é e nem pode ser produção do Poder Público. Mas cabe ao Poder Público reconhecer sua existência e importância. E como faz com as Artes Privadas, criar para elas Políticas Públicas de estímulo e amparo. É isso que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura, em uma atitude extremamente moderna e contemporânea, está fazendo ao apoiar projetos que vão ao encontro direto da população carioca.
O projeto Arte na Praça é resultado dessas reflexões. E com uma linguagem profundamente ligada às raízes populares brasileiras, e mais especificamente à cultura carioca, nos programamos para acompanhar o calendário da cidade.

Sobre o Grupo Tá na Rua:
Considerado um dos maiores encenadores do Brasil, o criador do Grupo Tá na Rua, iniciado em 1980, leva a arte do teatro para o espaço aberto das ruas e praças, ressaltando a importância das comemorações populares na vida social e cultural das cidades. Amir Haddad recupera para o teatro o seu sentido de festa popular, dela resgatando sua dramaticidade. Reconhecido internacionalmente, desenvolve uma série de atividades didáticas nas artes cênicas como oficinas, seminários e cursos. É criador de um teatro preocupado em se comunicar e se tornar cada vez mais próximo de sua platéia. Dos palcos às salas abertas, das quadras às ruas e às praças, rompeu a Quarta parede para abrir um caminho em direção a um teatro vivo e transformador para quem vive e o faz.
Mais informações: www.tanarua.art.br


Ficha Técnica: 
Atores: Alice Morena, Ana Paula Casares, Bruna Maimone, Cíntia Santana, Érida Castelo Branco, Fabiana Oliveira, Gil Monteiro, Herculano Dias, Luang Dacach, Mery Alentejo, Miguel Campelo, Mônica Saturnino, Paulinho de Andrade, Renata Batista, Taisa Machado, Thiago Carvalho.
Direção: Amir Haddad

Serviço::
Eleições Tá na Rua
Data: 26 de outubro (sexta-feira)
Horário: 10h
Duração: 3 horas
Ingresso: Gratuito
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N - Pavuna - ao lado da Escola Telêmaco)
Telefone: 2886-3886
Classificação: Livre
Estacionamento: Gratuito