FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 15 de setembro de 2012

Teatro no CCCorreios RJ."A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento"


Marco Nanini Estreia Monólogo com Direção de Guel Arraes

MARCO NANINI ESTREIA MONÓLOGO COM DIREÇÃO DE GUEL ARRAES
"A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento", de Georges Perec,  no Centro Cultural Correios


No palco, um homem apresenta um organograma - tão complexo quanto irônico - sobre as possibilidades de sucesso e fracasso na angustiante missão de pedir um aumento no salário. Nos bastidores, um diretor e um ator se lançam em um despretensioso exercício de linguagem teatral, após colher dezenas de êxitos na televisão, no cinema e nos palcos em 25 anos de parceria. Marco Nanini e Guel Arraes levam a obra do francês Georges Perec (1936-1982) pela primeira vez ao público brasileiro com a estreia de 'A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento' (1968), com produção de Fernando Libonati.
É algo totalmente diferente do que estamos acostumados a fazer. O texto não tem narrativa, não existe uma história clássica, mas tem aquilo que sempre nos ligou: o humor', analisa Guel, em seu terceiro projeto teatral com Nanini, depois de 'O Burguês Ridículo' (1996), co-dirigida por João Falcão, e 'O Bem Amado' (2007), co-dirigida por Enrique Diaz. 'É como se a gente tirasse um tempo para respirar e experimentar', reitera o ator, de volta aos palcos após o estrondoso sucesso de 'Pterodátilos' (2010), cuja atuação lhe rendeu os prêmios 23º Prêmio Shell, APTR, Faz a Diferença (Jornal O Globo), Revista Bravo Artista Prime do Ano, 5º Prêmio Contigo de Teatro, 4º Prêmio Revista Quem 2010 e Qualidade Brasil.
Marco Nanini Estreia Monólogo com Direção de Guel Arraes


Desta vez, o desafio de Nanini recai na ausência de um personagem e, como disse Guel, na falta de um enredo tradicional. Em uma espécie de palestra de auto-ajuda - ou, como melhor define o diretor, anti-ajuda - o protagonista apresenta um intrincado manual combinatório de probabilidades para a hora em que vai procurar o seu chefe e pedir o esperado aumento. No decorrer das muitas tentativas, o texto sublinha o ridículo da situação e, ao retratar os meandros de uma grande empresa, ironiza a vida moderna e o mundo corporativo.
O despojamento da proposta de Perec foi outro ponto que os atraiu para o texto. Ao adotar um formato de conferência, a montagem levou a dupla a um trabalho de minúcias, em que a atuação é marcada por leves mudanças no temperamento do 'palestrante'. 'É um exercício, começamos a fazer sem compromisso nenhum. A ideia de Nanini e Libonati é aproveitar a simplicidade do monólogo para excursionar por vários bairros da cidade. Logo após a estreia no Centro Cultural Correios, o espetáculo já tem temporadas previstas no Galpão Gamboa (março) e no Teatro Ipanema (abril).
Encenado pela primeira vez no Brasil, Georges Perec fazia parte do grupo francês Oulipo, de escritores que criavam suas obras a partir de restrições técnicas. Tal experimentalismo o permitia criar um intenso jogo de palavras em todos seus textos. 'La Disparition' (1969), por exemplo, foi escrito sem que Perec usasse a letra "E" nas mais de 300 páginas do romance. Já em 'Les Revenentes' (1972) a mesma letra é a única vogal utilizada do início ao fim. Outro livro conhecido é 'La Vie: mode d'emploi', premiado com o Medicis em 1978. Seus outros trabalhos também são marcados pelo experimentalismo, por exercícios lingüísticos de alto virtuosismo e também pelo mais fino humor francês, privilegiando a observação e a ironia, caso do monólogo que chega agora aos palcos nacionais.
Serviço:
"A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento"
Temporada: 8 de setembro a 28 de outubro de 2012 - Sexta-feira a Domingo, às 19h
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Capacidade: 200 lugares)
Informações: 2253-1580 - Bilheteria: 2219-5165 
Ingresso: R$ 20 ( meia entrada R$ 10)
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 12. anos
Gênero: Comédia dramática
Patrocínio: Correios, Eletrobrás e Oi Futuro.