FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 31 de julho de 2012

Série Pré-História em Minas Gerais. Quarto Episódio: O Povo de Luzia


O Museu das Minas e do Metal apresenta sessões comentadas da série “Pré-História em Minas Gerais”, produzida para o programa Bem Cultural (Rede Minas). Dia 02 de agosto, quinta-feira, a quarta sessão traz o episódio “O Povo de Luzia”, às 19h 30, abordando a Arqueologia. Entrada franca, espaço limitado aos inscritos pelo e-mail palestras@mmm.org.br.
A história da descoberta de Luzia, o fóssil humano com datação mais antiga do Brasil e possivelmente das Américas, pela Missão Arqueológica Franco-Brasileira, na década de 1970; as características dos homens pré-históricos e os desafios da Arqueologia serão comentados pela especialista convidada, a arqueóloga do IEPHA-MG, Maria Elisa Castellanos Solá.
O episódio retoma a história da Missão Arqueológica Franco-Brasileira, liderada pela renomada arqueóloga francesa Annete Laming Emperaire que, sob a chancela da UNESCO, na década de 1970 percorreu a trilha deixada por Peter Lund em Lagoa Santa. Durante as escavações, encontrou o crânio de Luzia, com mais de 11 mil anos, o que trouxe questionamentos a respeito da origem da ocupação humana no continente americano.
E, ainda, imagens inéditas das escavações que têm sido feitas na Lapa do Santo, em Matozinhos, por um grupo de pesquisa da USP, coordenado pelo arqueólogo André Menezes Strauss, que estuda as práticas mortuárias dos caçadores-coletores da região de Lagoa Santa.
A série “Pré-História em Minas Gerais” é composta por cinco episódios, a última sessão comentada será no dia 30 de agosto. Reservas pelo e-mail: palestras@mmm.org.br. Espaço limitado e vagas garantidas até 15 minutos antes da sessão.
Especialista
Maria Elisa Castellanos Solá possui graduação em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Bioquímica e Imunologia, especializações em Arqueologia Pré-Histórica e Geoprocessamento, e doutorado em Ecologia, todos pela UFMG.
Experiente em Ecologia de Ecossistemas e Biogeografia, Ecologia da Paisagem, Proteção do Patrimônio Natural e Cultural, Unidades de Conservação, Análises Interdisciplinares, Impactos Ambientais e Gestão Ambiental.
Atuou no Bioma da Mata Seca e Ecossistemas Cársticos, liderou a proposta de criação de duas UCs Federais e seis UCs Estaduais. Participou de 37 projetos de pesquisa, sendo responsável por 25 deles. Possui seis artigos em periódicos especializados, 32 capítulos de livros e 16 trabalhos publicados em anais de eventos, realizou mais de 50 trabalhos técnicos.
Dia 02 de agosto de 2012
Quinta-feira, às 19h 30
Local:
 Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, s/no.
Entrada: Franca (reservas palestras@mmm.org.br)
Classificação etária: Livre
Inf.: (31) 3516 7200 / contato@mmm.org.br