FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mostra de Cinema e Literatura Latino-Americana 2012


Mostra de Cinema

MOSTRA DE CINEMA E LITERATURA LATINO-AMERICANA
Menino Pernilongo (13minutos)
Grupo Mbyá Encenando
Aldeia Limeira - TI Xapecó - Entre Rios - Santa Catarina

Sinopse - O curta produzido pelo grupo Mbyá Encenando da aldeia de Limeira é baseado em uma lenda guarani. A história se passa na aldeia de Limeira há muitos anos atrás, tem como cenário principal a Opy (casa de reza) da comunidade. Havia por lá um menino muito levado, que não deixava ninguém quieto, inclusive durante as cerimônias na opy. Por ser tão levado foi castigado por Nhanderu se transformando em pernilongo. (Direção: Vanessa Mariano; Roteiro:Sandra König e Ari Mariano; Artistas: Jefferson Martins Alípio, Jéssica Kereju Mariano, Edineia Benites, Cheila Benites da Silva, Guilherme Vera'i da Silva, Vagner Mariano, Cezar Vera Mariano, Josiel Aquiles, Fernanda Benites, Altair Costa Junior, Gean Carlos Belin, Jefferson Martins Alípio, Gravação: Josiel Poty Martins).
Curta: A Pescaria (18minutos)
Grupo Tupã Mirï 2
Tekoha Añetete - Diamante d'Oeste – Paraná
Sinopse - O curta produzido pelo grupo Tupã Mirĩ de Tekoha Añetete mostra a pescaria tradicional Guarani como importante ferramenta para aquisição do alimento para a comunidade. As formas tradicionais de pescaria retratados nos dias atuais, para reencontrar o modo de ser tradicional, tendo o peixe, acompanhado pela mandioca assada, como prato principal. As cenas retratam os jovens em momentos descontraídos, revivendo os velhos costumes guaranis. (Direção: Sipriano Mirĩ de Souza, Roteiro: Sipriano Mirĩ de Souza e Sandra König, Artistas: Marcio Kuarai Pepo Chamorro, Felix Tupã Jegua Kuvy Benites, Genilson Martines, Leonardo Chamorro, Andreia Kunha Poty Chamorro, Mirian Kunha Retei Chamorro, Fabiana Chamorro, Gabriela Cunha Takua Alves, Daniela Takua Poty Centurião, Aline Takua Chamorro, Lourença Arapoty Chamorro, Vilson Centurião, Eucilio Maciel, Gravação: Inocêncio e Sipriano Mirĩ de Souza).
Local: Teatro Mini-Guaira - Rua Aminthas de Barros, s/nº 80060-200 - Curitiba - Paraná - Brasil
Data: 16 de julho
Horário: 13h às 14h e 18h às 19h
A Lenda do Lobisomem (16minutos)
Grupo Tape Porã
Aldeia Lebre/Tapixi-TI Rio das Cobras - Nova Laranjeiras – PR
Sinopse - O curta produzido pelo grupo Tape Porã da aldeia Lebre, conta a lenda guarani do Lobisomem, em que uma moça está enfeitiçada e é atormentada pelo Lobisomem. Para defender a jovem os pais a levam ao xamoĩ e à xaryi para desfazer o feitiço e os xondaros (guerreiros) da aldeia se reúnem para capturar o lobisomem, iniciando uma caçada pela floresta. (Direção: Jessé Veríssimo, Roteiro: Jessé Veríssimo e Sandra König, Artistas:Fabiano Karai Fernandes, Vilson Poty Veríssimo, Eliéser Verá Vas, Aline Para Nhevagã, Rete, Beatriz Nhevagã de Souza, Jessé Papa Miri Verissimo, Nezia Para Vaz, Janete Ivá Rete, Veríssimo, Josiele Ará Veríssimo, Nilson Jexupe Veríssimo, Gravação: Jessé Veríssimo e Sandra König).
Documentário: Batismo com Erva Mate (27minutos)
Grupo Nhe'e Porã
Aldeia Palmeirinha do Iguaçu-TI Mangueirinha-Chopinzinho
Sinopse - O documentário sobre o Batismo com Erva Mate, produzido pelo grupo Nhe'e Porã da aldeia Palmeirinha do Iguaçu, retrata momentos importantes da Cerimônia do Batismo que acontece na primavera e tem como principal planta a erva mate, que é colhida e sapecada pelos homens e moída e socada pelas mulheres. São dois dias de atividades e durante o segundo dia é realizado o batismo das crianças, que consiste na revelação do nome guarani pelo xamoĩ. (Direção: Nilson Florentino e Sandra König, Roteiro: Nilson Florentino, Artistas:Márcio K Ribeiro, Elisete Florentino, Nilson Florentino, Edenilson M. Florentino, Nelson Florentino, Iracema Florentino, Nilda Guedes dos Santos, Lucia Ribeiro, Rebeca da Silva, Dinarte Fermino, Vanessa Rocha, Ivanilda Florentino, Elisabete Florentino, Gravação:Gilson Thiago Florentino e Sandra König).
Local: Teatro Mini-Guaira - Rua Aminthas de Barros, s/nº 80060-200 - Curitiba - Paraná - Brasil
Data: 17 de julho
Horário: 13h às 14h e 18h às 19h
Série Relações e Fronteira - A série fala em geral sobre a cultura indígena e os povos da região Amazônica. As histórias contadas nesses documentários remetem ao homem e a sua origem segundo os povos da região, lendas e mitos que são recorrentes em diversos povos ao longo do rio Negro. Também mostra o processo artesanal de feitio de objetos sagrados para o povo Tukano e os hábitos alimentares, desde o plantio até mesa da comunidade. Este projeto é a investigação etnopoética sobre as relações entre os saberes tradicionais e as novas formas de informação e comunicação impulsionadas pelos Pontos de Cultura nas linhas de fronteiras do Brasil com outros países da América Latina.
Breve Panorama da Cultura Popular no Paraná - Diferentes expressões e manifestações culturais de origem popular e experimentais se evidenciam no cenário cultural de Curitiba, na região metropolitana, nas cidades do interior e no litoral paranaense. As raízes mais aintigas fincadas no mangue da Baía de Paranaguá e os troncos firmes das altas árvores do Norte Pioneiro abrigam as cirandas e rendas de uma Cultura Viva com origens em todo o Brasil. Do Oiapoque ao Chuí, do Sul ao Nordeste, manifestações antes escondidas são reveladas também na terra das Araucárias: o Brasil é toda parte. Onde bate o tambor, por antenas e raízes, o coração brasileiro ressoa. (imagens: Gilberto Maea e Gustavo Castro, edição: Diogo Marques, assistente de produção: Julia Basso, produção executiva: Coletivo Soylocoporti e Pontão de Cultura Kuai Tema, direção: Gilberto Manea e Gustavo Castro – doc. 32’ min).
Local: Teatro Mini-Guaira - Rua Aminthas de Barros, s/nº 80060-200 - Curitiba - Paraná - Brasil
Data: 18 de julho
Horário: 13h às 14h e 18h às 19h

RECITAL POÉTICO COM LOTA MONCADA
Lota Moncada é uma pessoa impar. Filósofa, atriz, poeta e tradutora, chilena de nascimento, viveu alguns anos no Uruguai e muitos anos no Brasil. A influência da arte em sua vida ocorreu de maneira inevitável e prematura. Crescer aos cuidados de seu pai chileno (poeta) e mãe uruguaia (atriz), em um ambiente de convivas como artistas e escritores de todo tipo, permitiu à Lota um profundo mergulho na literatura e no teatro. Na época em viveu em Curitiba, dedicou-se de corpo e alma ao Teatro. Seus trabalhos como atriz marcaram profundamente a história do teatro curitibano. Sem dúvida alguma, Lota Moncada é reconhecida como uma das maiores atrizes do Paraná. Lota atualmente reside em Porto Alegre, e dedica-se completamente em seu projeto literário.
“PALAVRAS, PALABRAS” - Especialmente para o III CEPIAL, Lota Moncada, nos dá a alegria de vê-la em palco, abusando de sua graça e talento, recitando poemas de sua autoria e de outros significativos poetas latino-americanos, sempre em português e em espanhol. 
Local: Teatro Mini-Guaira - Rua Aminthas de Barros, s/nº 80060-200 - Curitiba - Paraná - Brasil
Data: 19 de julho
Horário: 20h