FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Exposição "Dalí- A Divina Comédia"


Dalí: A Divina Comédia

O diálogo entre artes visuais e literatura se faz presente em exposição na Caixa Cultural, que apresenta as obras de Salvador Dalí inspiradas na Divina Comédia de Dante. 

Salvador Dalí (1904-1989), mestre do surrealismo, é famoso pelas suas telas de imagens inusitadas, com alusões fantásticas ao mundo dos sonhos e do subconsciente. Além de pintor, Dalí também foi escultor e gravurista. Dalí fez gravuras para grandes clássicos da literatura ocidental. Destas obras, uma das mais apreciadas é a série em aquarela da visão do pintor sobre a alegoria poética A Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321), um dos maiores poetas renascentistas. 

Salvador Dalí criou uma centena de aquarelas entre 1950 e 1960 por encomenda do governo italiano, no âmbito das comemorações dos 700 anos do nascimento de Dante. Com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último foram impressos alguns conjuntos de cem gravuras da obra de Dalí, depois apresentados em Paris, em momentos diferentes, nomeadamente, em 1960, o "Inferno", em 1962, o "Purgatório" e, em 1964, o "Paraíso". 

Para Dante, homem-síntese da Idade Média, a finalidade da vida humana era buscar o bem e a verdade, que só em Deus se encontravam. Sua obra poética é, sem dúvida, uma das maiores da literatura universal, transcendendo o contexto histórico-cultural em que foi produzida. Mas esta teria sido escrita na época para reformar moralmente o mundo, que Dante via imerso em situação pecaminosa; para despertar nos homens a consciência da redenção. As gravuras de Dalí percorrem a viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até ao centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório, para, guiado pela sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso. 

No total são 100 imagens que ilustram um a um os cantos do poema épico de Dante. Proveniente de uma coleção privada da Espanha, o acervo de gravuras pretende conduzir o público a uma viagem do inferno ao paraíso na visão desse grande artista universal. Ao diálogo entre literatura e artes plásticas, protagonizado por Dante e Dalí, soma-se a música de Franz Liszt, que com sua Sinfonia Dante, ambientará as salas da exposição na Caixa Cultural. 


Classificação Etária: Não recomendado para menores de 12 anos 
Acesso para portadores de necessidades especiais



-
Informações
Data: terça-feira, 17 de julho de 2012 - domingo, 2 de setembro de 2012
Horários: TER > SAB e FE: 10h00 > 22h00; DOM: 10h00 > 21h00
Local: CAIXA Cultural - Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Organizado por: Arte A Produções
Em colaboração com: IICRio - Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e CAIXA Cultural
Entrada Franca