FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de junho de 2012

Seminário Graziela Maciel Barroso



O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), no dia 28 de junho de 2012, sediará o Seminário Graziela Maciel Barroso, o legado de uma cientista do século XX em homenagem ao centenário da botânica Graziela Maciel Barroso (1912-2003).
O centenário de Graziela Barroso é uma oportunidade de trazer à cena os principais temas nos quais esteve envolvida, as repercussões dos mesmos na atualidade e a importância de seu legado como parte integrante da História Botânica e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em particular.
A importância do trabalho da Dra. Graziela (1912-2003) foi reconhecido ainda em vida por pesquisadores do Brasil e do exterior, que lhe conferiram o título internacional de Botânica do Século, em 1999. Agora, por ocasião de seu centenário, ela é homenageada com o seminário em que serão tratados temas como a relação entre gênero e ciências; o conservacionismo; e a construção do conhecimento botânico entre a prática e a memória.
O time de palestrantes é formado pelos historiadores Maria Margaret Lopes (MAST), Regina Horta Duarte, (UFMG) e Paulo Elian dos Santos (COC/Fiocruz); os biólogos Ariane Luna Peixoto (ENBT/JBRJ), Gustavo Martinelli (CNCFlora/JBRJ), Jimi Nakajima (Universidade Federal de Uberlândia), e Maria Regina de Vasconcellos Barbosa (UFPB), além da doutora em Ecologia Maria Margarida Fiúza de Melo (USP). A organização é das historiadoras Alda Heizer e Begonha Bediaga, do JBRJ.

Programação
Data: 28 de junho de 2012
Local: Escola Nacional de Botânica Tropical – Jardim Botânico do Rio de Janeiro