FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Recital de Cravo com Bruno Procópio na Fundação de Educação Artística


Na sexta-feira, 22 de junho, a Fundação de Educação Artística apresenta recital de um dos maiores cravistas da atualidade, Bruno Procópio. No programa, peças de Carl Philipp Emanuel Bach e Johann Sebastian Bach. Entrada franca, mediante nome na lista, basta enviar email para fea-divulgacao@googlegroups.com.
Integrante da nova geração de cravistas, Bruno Procópio estudou com os professores Pierre Hantai e Christophe Rousset. Em sua primeira experiência discográfica, propôs uma versão inovadora das Partitas de Bach, bem acolhida pela crítica francesa, classificado “5 Diapasons” e um dos cinco melhores discos de música barroca de 2004, pela revista americana “Fanfare”.
O disco dedicado às Sonatas para viola da gamba e cravo de Bach recebeu o “Choc du Monde de la Musique”, importante recompensa discográfica em música clássica e crítica de “5 croches”, da Pizzicato, revista especializada de Luxemburgo. Gravou disco dedicado ao compositor francês François Couperin, em um cravo original do século XVIII (Collesse 1748, coleção de Laurent Soumagnac).
O selo Paraty, dirigido pelo artista, lançou, em 2009, a primeira gravação mundial da obra “Matinas de Natal”, escrita por Marcos Portugal no Rio de Janeiro em 1811. Marco na discografia luso-brasileira executado pelo Ensemble Turicum (Zurique), com instrumentos originais, apoio financeiro e institucional da Radio Suíça (Schweizer Radio DRS) e da Fundação Gulbenkian de Lisboa, recebendo a classificação “5 Diapasons” da revista francesa.
Para 2012, prepara o lançamento de três discos: como solista, gravou a integral das “Pièces de clavecin en concerts de Rameau”; como maestro convidado, gravou “Missa Grande” de Marcos Portugal, com o coro francês L’Échelle ; em julho, grava “Ballets de Rameau” com a Simón Bolivar Youth Orchestra of Venezuela.
Bruno Procópio
Primeiro colocado no concurso de entrada para o Conservatoire National Superieur de Musique et danse de Paris (CNSM1996), nas classes de cravo do professor Christophe Rousset. Em junho de 2001, conquistou dois prêmios no CNSM, em cravo e em música de câmara.
Atuou como maestro da orquestra Simón Bolivar Youth Orchestra of Venezuela, em programa dedicado a Operas e Ballets de Rameau. Regeu a orquestra do Teatro Amazonas e a orquestra da Universidade Católica do Chile. Em dezembro de 2012, regerá a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Teatro Municipal do Rio de janeiro, na primeira representação em tempos modernos da ópera “O ouro não compra amor”, do luso-brasileiro, Marcos Portugal.
É professor convidado do Conservatório Central de Pequim (China) e regularmente convidado pela Universidad Católica do Chile, Universidad Simón Bolívar e Universidade Federal do Rio de Janeiro para ministrar master-classes de cravo e música de câmara.
Dia 22 de junho de 2012
Sexta-feira, às 20h 30
Local:
 Fundação de Educação Artística – Rua Gonçalves Dias, 320. Funcionários.
Entrada: Franca (nome na lista fea-divulgacao@googlegroups.com)
Classificação etária: Livre
Inf.: (31) 3226 6866