FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 30 de junho de 2012

Exposição "Pulso Iraniano"


Gohar Dashti
Entre 30 de junho a 26 de agosto, a Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro será palco da exposição Pulso Iraniano, em que poderão ser vistos fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos do Irã. A visitação gratuita é de terça a sábado, das 11h às 21h e domingo das 11h às 19h.
O curador e diretor artístico do projeto, Marc Pottier, pretende mostrar a força da nova criação iraniana desenvolvida tanto no próprio país como em outros países, para onde alguns artistas migraram. Em um caso ou no outro, são artistas que perpetuam uma tradição milenar de criação artística.
Os artistas que estarão na exposição são Morteza Ahmadvand, Shirin Aliabadi, Gohar Dashti, Arash Hanaei, Siamak Filizadeh, Shadi Ghadirian, Amirali Ghasemi, Ghazel, Peyman Hooshmandzadeh, Bahman Jalali, Rana Javadi, Abbas Kiarostami, Bahman Kiarostami, Nava Zadoc, Shirin Neshat, Jalal Sepehr, Mitra Tabrizian, Jinoos Taghizadeh, NewshaTavakolian e Sadegh Tirafkan. Na mostra haverá, ainda, obras de artistas emergentes, sendo 26 videoartistas e 30 fotógrafos.
Concebida especialmente para a montagem em Belo Horizonte, uma instalação com trabalhos do artista Arash Hanaei disposta no corredor vermelho que dá acesso à Galeria de Artes Visuais irá conduzir os visitantes para esta imersão na arte contemporânea do Irã. São desenhos digitais da série “Capital”, onde Arash Hanaei oferece sua visão dos muros, ruas e fachadas de Teerã. Neles convivem textos e slogans publicitários com desenhos de heróis, mártires, cenas da Revolução de 1979 e da guerra Irã-Iraque (1980).
A exposição é dividida entre os temas “A Guerra”, “As Tradições”, “A Mulher”, “A Poesia”, e “O Espírito de Celebração”. Assim, a cultuada artista Shadi Ghadirian vem promovendo o trabalho de jovens fotógrafos em seu site Fanoosphoto, e vai mostrar uma seleção deles.
Amirali Ghasemi, artista que vive em Teerã e que exibe a jovem produção do país em sua própria garagem [www.parkingallery.com e www.biennaltehran.com] apresentará uma seleção de vídeos.
Bahman Jalali, um dos mais importantes fotógrafos do país, falecido em janeiro de 2010, será homenageado com 20 fotos e duas séries de slideshows, em seleção de sua viúva, a artista Rana Javadi.
A poetisa Sanam Emami é a curadora do módulo “ A Poesia”, em que traduções das obras dos principais poetas do país estarão disponíveis para consulta.
Abertura: 29 de junho de 2012, às 19h30
30 de junho a 26 de agosto de 2012
De terça a sábado, das 11h às 21h. Domingo das 11h às 19h.
Local: Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro
Av. Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras
Informações: (31) 3229 3131
Entrada free
Classificação etária: 12 anos
www.oifuturo.org.br